Policia Federal faz ação contra importação clandestina de eletrônicos no PI

O objetivo é reprimir a prática dos crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Policia Federal faz ação contra importação clandestina de eletrônicos no PI. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro, a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal,  deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a “Operação GRADE A” no Piauí e em outros estados. Conforme as autoridades, a investigação apura esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai.

A ação integrada mobilizou o efetivo de cerca de 350 Policiais Federais e 53 servidores da Receita. Foram cumpridos 70 mandados de Prisão Preventiva e 95 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí.

As mercadorias são adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda. A apuração apontou que os eletrônicos eram trazidos ao Brasil através de entradas secundárias na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, armazenados em pontos de apoio na região fronteiriça, e então transportados para outras regiões do país.

Essa movimentação se dava mediante a atuação de freteiros, que eram os responsáveis pela transposição da fronteira e entrega das mercadorias ao adquirente. O transporte até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas lícitas (frios, grãos, etc.).

Segundo a PF, os grupos investigados têm internalizado milhões em mercadorias desde o início da pandemia de COVID-19, quando ocorreu o fechamento prolongado das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai. O nome da operação, é referência aos celulares recondicionados que são importados e negociados com frequência pelos alvos da investigação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES