Pré-Enem Seduc: estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí

A revisão ocorreu no CETI (Centro Estadual de Tempo Integral) Demerval Lobão com alunos do 2º e 3º ano

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezenas de estudantes acompanharam presencialmente a primeira revisão Pré-Enem Seduc, realizada na manhã deste domingo, 2 de julho, no município de Angical do Piauí, além disso, alunos de todo o estado puderam acompanhar a revisão através do Canal Educação no YouTube e da Rede Meio Norte.

A aula ocorreu no CETI (Centro Estadual de Tempo Integral) Demerval Lobão com alunos do 2º e 3º ano, tanto da sede da cidade como também de cerca de 12 povoados do município de Angical do Piauí. Alunos da Escola Estadual Átila Lira também participaram da revisão das disciplinas de Química, Matemática, Geografia, Redação e Português.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

A revisão foi apresentada pela professora Varderice Carvalho, coordenadora do Pré-Enem Seduc. Ela disse, em entrevista à Rede Meio Norte, que foi um prazer trazer o evento, o Esquenta Enem, proporcionando aos alunos mais conhecimento e preparando todos para o Enem, que acontecerá no mês de novembro.

"É um prazer estar aqui novamente trazendo esse grande evento que é o Esquenta Enem, mais um momento de proporcionar aos nossos alunos mais conhecimento, mais uma ajuda para o Enem que vai acontecer no início de novembro. E hoje estamos aqui, em Angical, com a primeira revisão do Estado, onde trazemos uma equipe de professores preparados e planejados para que hoje nós tenhamos um show de conhecimento, de aulas maravilhosas, que vão potencializar os trabalhos dos professores dentro da sala de aula durante o ano letivo", disse.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

A coordenadora disse também que a preocupação não é só em repassar o conteúdo para os alunos, mas também preparar a questão emocional do estudante.

"A nossa preocupação não é só com o conteúdo, é a questão também do preparo emocional do aluno, mostrar para ele que o momento é importante, mas que requer também um controle emocional, nós contamos com uma equipe multiprofissional da 6ª Gerência Regional, a Seduc dispõe desse serviço exatamente com esse intuito, de deixar os alunos tranquilos, que ele compreenda como se dá o processo, para que ele consiga êxito no Enem", completou a professora.

Varderice Carvalho disse ainda que o Canal Educação é uma ferramenta de suma importância e que as aulas estão sendo transmitidas para qualquer pessoa que quiser assistir.

"O Canal Educação é uma ferramenta que a gente dispõe, de suma importância nesse projeto, no momento em que as aulas estão sendo transmitidas aqui, os demais alunos estão assistindo em todo o Estado, através do Canal Educação e da Meio Norte."

Josimara Soares, diretora do CETI Demerval Lobão, disse que esse momento de revisão da Seduc para o Enem na cidade, foi desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante, por ver a empolgação dos alunos da cidade.

"Foi um momento bem desafiador e a gente precisava desse projeto e hoje a gente está vendo a empolgação dos alunos, com experiência de novas vivências, porque a gente mora um pouco distante de Teresina, e esse momento é para inserir eles dentro das atividades ofertadas pela Seduc, é bem gratificante e a gente sempre aposta na competência dos alunos", disse.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

Josimara falou um pouco da escola, que atende tanto alunos da sede como também de povoados do município e que contou com uma logística apoiada pela prefeitura municipal para suporte aos alunos.

"A nossa escola é bem mista, ela atende tanto os estudantes do Centro, como também de aproximadamente 12 povoados e a gente sempre está fazendo essa logística para estar atendendo bem as comunidades. Temos a parceria do transporte escolar com a prefeitura municipal, nós recebemos também suporte da Secretaria Municipal de Educação e eu fiquei muito feliz quando vi os alunos dos povoados chegando aqui para a revisão", finalizou.

Peterson Albuquerque, 16 anos, aluno do CETI, disse que espera muito aprendizado durante a revisão e contou que fará o exame do Enem pela primeira vez.

"Espero muito aprendizado, quero aproveitar bastante aqui a revisão para estar preparado para o Enem, que vou fazer pela primeira vez. Eu sou aqui mesmo de Angical e fiquei sabendo da revisão em comunicado da escola e a matéria que eu tenho mais dificuldade é matemática. O curso que eu pretendo fazer é Psicologia", disse.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

A professora de Química, Érica Ramos, contou que a prioridade é desenvolver habilidades para a resolução de qualquer problema.

"A nossa prioridade é desenvolver as habilidades para a resolução de qualquer problema e aí escolhemos questões gerais, para que quando aquela questão desenvolver todo o seu conteúdo, o aluno consiga resolver, não só ela, mas também tantas outras que envolvem as mesmas habilidades.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

Érica também falou da emoção de estar participando das revisões do Enem, por ser desafiador. Ela disse também se sentir honrada em preparar alunos para o momento mais importante da vida deles.

"Eu nem sei explicar a emoção que é participar desse projeto, porque é desafiador, envolve muita gente e me sinto honrada de chegar aqui e está tudo pronto só para a gente dar aula, é incrível e o show no final de tudo, quem dá mesmo, são os alunos, que estão naquela emoção, empolgados com a vinda de novos professores. A gente não se limita só em resolver questões, a gente tenta interagir e nessa hora a gente consegue perceber que as dúvidas são muitas e que eles estão no ano mais importante da vida deles é muita pressão, e quando a gente chega numa aula dessa, a gente quer mostrar para eles que não precisa desespero, que a nossa Secretaria de Educação tem todo o suporte", finalizou.

Tauane Maria, aluna do 2º ano do Ensino Médio, disse que vai fazer o enem como treineira e que pretende trabalhar na área policial, mais precisamente, na Polícia Rodoviária Federal.

"Desde pequena eu sou apaixonada pela área policial e me identifiquei com a PRF. Essa revião aqui em Angical significa muito, até porque o Enem está perto, eu faço o 2º ano do Ensino Médio, então, já é um aprendizado maior para nós. Esse ano eu vou fazer como treineiro, para no próximo ano estar mais preparada, serve como experiência, aprender mais é sempre bom. É a primeira vez que eu participo de uma revisão dessa", disse.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

A Superintendente de Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Holanda, disse que o novo Pré-Enem Seduc está deixando todos entusiasmados, sendo que hoje, está ocorrendo a primeira revisão fora de Teresina. Ela disse ainda que é uma alegria muito grande fazer parte desse programa que transforma vidas.

"Novo Pré-Enem Seduc, esse programa que deixa a gente enaltecido e entusiasmado, mas agora com uma pegada tecnológica, a gente inaugura hoje com a primeira revisão fora de Teresina e vamos percorrer todas as regiões do Piauí, com transformação digital, inteligência artificial, para que a gente possa dar ainda mais apoio aos nossos estudantes. É uma alegria poder fazer esse programa que transforma as vidas, que apoia muito as escolas e as pessoas que estão fora das escolas também", disse.

Pré-Enem Seduc: Estudantes participam da 1ª revisão em Angical do Piauí - Imagem: Reprodução

PIAUÍ ALCANÇA QUASE 100 MIL INSCRITOS NO ENEM 2023

Com um aumento de 12% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano, o Piauí alcançou 99.655 estudantes. O número supera a quantidade de inscritos alcançados no ano de 2022, quando contabilizou 83.308 inscritos. 

O aumento faz parte de uma intensa mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto às escolas, prestando toda a assistência, orientação e incentivo aos estudantes, com o intuito de alavancar o ingresso no Ensino Superior. No Brasil, 3,9 milhões de pessoas estão inscritas nas provas, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES