Programa zera a fila por cirurgias eletivas em sete hospitais do Piauí

A meta do programa é zerar a fila em todo o estado até outubro deste ano.

Programa zera a fila por cirurgias eletivas em sete hospitais do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sete hospitais estaduais no Piauí conseguiram zerar a fila de espera por cirurgias eletivas. Esse progresso é associado ao programa "Saúde em Dia", criado para acelerar ações como vacinação e cirurgias eletivas, e também introduzir novos serviços nos hospitais do estado.

O programa tem a meta de zerar a fila de cirurgias eletivas até outubro deste ano e reduzir o tempo de espera para os procedimentos para até 60 dias a partir de novembro. Até o momento, já foram realizadas 2.206 cirurgias de várias especialidades por meio do programa "Saúde em Dia" nos hospitais regionais e estaduais. Até outubro, serão realizadas um total de 14.722 cirurgias eletivas. Além disso, o programa visa alcançar uma cobertura mínima de vacinação de 90% da população.

O Hospital Estadual Gerson Castelo Branco (HEGCB), em Luzilândia, foi o pioneiro no Piauí a zerar sua fila de cirurgias eletivas, em julho deste ano. Foram realizados 241 procedimentos para pacientes que estavam aguardando na fila. Entre as especialidades oferecidas à população estão cirurgias pediátricas, cirurgias de cabeça e pescoço, proctologia, urologia, cardiologia, neuropediatria, ortopedia, cirurgia geral, cirurgias laparoscópicas, oftalmologia e outras.

Leia Mais

O segundo hospital estadual a eliminar a fila foi o Hospital Regional de Campo Maior. Em 20 de março, data em que a meta de cirurgias foi estabelecida, a unidade de saúde tinha 770 pacientes na fila de espera.

Em Piripiri, o Hospital Regional Chagas Rodrigues também conseguiu eliminar a fila da cidade. Dentro do programa, foram realizadas 346 cirurgias em várias especialidades, como urologia, cirurgia vascular e cirurgia geral.

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, foi outro a concluir sua fila de cirurgias por meio do programa. Até 7 de agosto deste ano, um total de 296 cirurgias em várias especialidades foi realizado. O diretor do hospital, Gabriel Silva, destacou: "Ao somar a força das cirurgias de urgência e emergência com as eletivas, os números falam por si: 3.824 cirurgias realizadas de janeiro a julho de 2023, uma média excepcional de 546 cirurgias mensais. O HTN é uma referência em sua macro-região."

Outro hospital estadual a zerar a fila de cirurgias foi o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. Os procedimentos, que totalizaram 205, estavam represados até março deste ano. Foram realizados procedimentos cirúrgicos em várias especialidades, incluindo cirurgias gerais, urológicas e ortopédicas. O HRDC abrange o Território Vale do Canindé e é responsável por 14 municípios. A diretora-geral do hospital, Tays Emanuelly, expressou: "É gratificante devolver qualidade de vida a pacientes que tanto necessitavam desses procedimentos."

O Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença, também concluiu a fila de cirurgias. Até 11 de agosto, um total de 348 cirurgias em várias especialidades foi realizado.

O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, zerou a fila com a realização de 254 cirurgias até 17 de agosto, incluindo procedimentos como histerectomia, correção de hérnias e colecistostomia. A diretora-geral do hospital, Vilma Rodrigues, comentou: "O apoio do Governo do Estado tem sido essencial para nosso esforço em lutar por esse bem comum: a vida."

A Sesapi também zerou a fila de espera para implante de marca-passos no estado. Um total de 200 dispositivos foi disponibilizado e implantado em pacientes por meio de uma parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Luiz, esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde e o Governo do Piauí. "Essa colaboração conjunta, com destaque para o investimento do estado, tem sido crucial e nos ajudará a atingir nossos objetivos, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos piauienses," afirmou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES