Rafael Fonteles conhece estratégias de educação pública na Estônia

A excelência do sistema educacional estoniano foi comprovada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

Rafael Fonteles conhece estratégias de educação pública na Estônia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (5), o governador Rafael Fonteles visitou o Ministério de Educação e Pesquisa da Estônia para conhecer as estratégias que contribuíram para que a educação pública local se tornasse a melhor do Ocidente. 

A excelência do sistema educacional estoniano foi comprovada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avalia o desempenho escolar em todo o mundo. Atualmente, a Estônia ocupa a terceira posição no ranking mundial de educação, atrás apenas de Singapura e Japão, e a primeira posição no ranking ocidental.

Rafael Fonteles conhece estratégias de Educação pública na Estônia - Foto: Ascom

Além do ministério, Rafael Fonteles visitou, ainda, a Kindluse School, considerada a melhor escola pública da Estônia. Com 500 alunos e 50 professores, a escola de ensino fundamental busca desenvolver a criatividade, o empreendedorismo e uma visão de mundo sustentável em seus alunos.  

Dentre as estratégias responsáveis pelos índices exitosos no país, constam investimentos em tecnologias, ensino profissional e técnico, escolas de tempo integral, atividades extracurriculares, monitoramento de desempenho dos alunos, além da qualificação e valorização constante dos professores. 

O governador reforçou o grande objetivo de levar a educação pública do Piauí ao 1º lugar do ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, o estado tem a 9ª melhor educação do Brasil.

“Pretendemos replicar as boas práticas do ensino estoniano na rede pública do nosso estado, apostando no digital e no ensino técnico de desenvolvimento de sistemas para o crescimento educacional dos nossos jovens. Vir ao país, colher as melhores experiências diretamente da fonte e implementá-las no Piauí nos coloca no caminho certo para se tornar uma referência no Brasil. O Piauí do futuro chegou!”, disse Rafael.

Rafael Fonteles conhece estratégias de Educação pública na Estônia - Foto: Ascom

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também esteve presente às visitas. “Foi muito importante vivenciar a experiência da educação estoniana e verificar as chaves para esse sucesso, de forma que possamos executá-las no Piauí e desenvolver ainda mais a nossa educação”, pontuou o gestor. 

O gestor destacou, ainda, o programa Acelera Seduc, lançado recentemente com o objetivo de tornar a educação piauiense a melhor do Brasil.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES