Rafael Fonteles lamenta racismo contra Vini Jr: ''Prática vergonhosa''

O governador enfatizou que o racismo é uma prática vergonhosa e que deve ser combatida e devidamente punida

Rafael Fonteles se solidariza com Vini Jr. após ataques racistas | Ascom/ Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT)  lamentou o episódio de racismo contra o atacante Vinicius Jr. na tarde deste domingo (21) na partida entre Real Madri e Valencia, no Estádio Mestalla. O chefe do Executivo estadual enfatizou que é uma prática vergonhosa e que deve ser combatida e devidamente punida. 

"Infelizmente, no mesmo dia tivemos mais um lamentável caso de racismo durante o jogo do Real Madri contra o Valência, envolvendo o jogador Vinícius Júnior. Prática vergonhosa que deve ser combatida e devidamente punida. Para que todos os jogadores sejam respeitados e que o futebol seja cenário apenas e vitórias e boas memórias. #RacismoNão, escreveu Fonteles. 

Nas redes sociais, Vini Jr. desabafou sobre o episódio e deixou um recado aos espanhóis. Ele acabou sendo expulso nos acréscimos da partida após uma confusão generalizada entre os jogadores das duas equipes. Segundo o atacante, a Espanha é conhecida como um país de racista para os brasileiros. 

Vini Jr. sofreu racismo na partida entre Real Madrid e Valencia Foto: Pablo Morano / Reuters 

''Não foi a primeira vez, nem a segunda e nema terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui''

Lula presta solidariedade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se solidarizou com o jogador brasileiro Vini Jr.,  vítima de ataques racistas, e cobrou providências da Fifa e da liga espanhola. 

"Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia foi chamado de macaco. Não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa", afirmou Lula. 

"É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol", acrescentou.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES