Rafael Fonteles lança programa para melhoramento genético dos rebanhos

Lançado nesta terça-feira (16), o projeto tem como objetivo beneficiar 20 mil pequenos e médios criadores.

Programa Piauí + Genética visa melhoramento genético dos rebanhos. | Fotos: Francisco Leal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Piauí + Genética, que foi lançado nesta terça-feira (16), tem como objetivo beneficiar 20 mil pequenos e médios criadores de rebanhos piauienses com a inseminação artificial. A proposta foi feita pelo governador Rafael Fonteles no Palácio de Karnak.  O investimento garantido é de R$20 milhões para esta primeira fase.

Leia Mais

O Programa propõe projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores. Segundo o governador, o foco é gerar empregos, impactar diretamente a economia local e preparar os criadores para a onda de frigoríficos que serão implantados no Piauí.

O é objetivo beneficiar 20 mil pequenos e médios criadores./ Fotos: Francisco Leal 

Para ele, o programa tem como meta a realização de 200 mil protocolos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, atividades de capacitação na temática da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para 20 mil criadores, além da elaboração de 20 mil propostas de crédito rural, visando a ampliação e a utilização da tecnologia no rebanho piauiense.

“Temos que preparar os produtores tanto com assistência técnica quanto no melhoramento genético. Lançamos hoje o Piauí + Genética e a Campanha contra Febre Aftosa para que o nosso estado fique livre da febre aftosa sem necessidade de vacina. Essa é a nossa meta e  queremos atingir este patamar até o próximo ano”, disse Rafael.

O foco é gerar empregos./Fotos: Francisco Leal 

Cadeias produtivas

O sistema faz parte de uma cadeia política para melhorar o padrão de qualidade da carne. De acordo com Fonteles, o rebanho suporta entre 4 a 5 frigoríficos de médio e grande porte e terá implantação dos frigoríficos nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí, Uruçuí, Betânia e queremos trazer outro para a região do Médio Parnaíba e da Grande Teresina. 

“Hoje, a maior parte do crédito dos pequenos e médios produtores é do Banco do Nordeste do Brasil, mas o financiamento não é suficiente. Precisamos alcançar mais crédito do BNDES, que é o grande banco de fomento do Brasil, que atende grande números de cooperativas no sul e sudeste”, ressaltou o governador.

Fotos: Francisco Leal 

Incentivo ao crédito e ao cooperativismo

O governador pretende promover reuniões e encontros para trazer experiências das regiões sul e sudeste para o Piauí para formação de grandes cooperativas, de forma que elas tenham consultores e empresas contratadas para acessar mercados. A finalidade é incentivar o cooperativismo grandes com pequenos e médios produtores, a exemplo do que ocorre com o mel, onde já apresenta cooperativas fortes, cujos modelos devem ser replicados em outras cadeias de produção. 

Fábio Abreu, o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), destaca que o Piauí + Genética é promissor e vai inserir o pequeno produtor no mercado dos grandes frigoríficos. “Nosso objetivo é possibilitar ao pequeno produtor a fornecer um produto de qualidade e formar uma rede de grande fornecimento para os frigoríficos seja  de bovino, caprino, ovinos e até de suínos”, finalizou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES