SAMU Teresina atendeu mais de 14 mil ocorrências em seis meses

A categoria com a maior quantidade de atendimentos foi a de urgências clínicas, totalizando 4.494 ocorrências

SAMU Teresina atendeu mais de 14 mil ocorrências em seis meses | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o período de janeiro a junho de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina realizou um total de 14.564 atendimentos, com o envio de ambulâncias e motolâncias para auxiliar a população em situações de emergência. O SAMU é gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e oferece atendimento rápido e eficiente por meio do número de telefone gratuito 192.

A categoria com a maior quantidade de atendimentos foi a de urgências clínicas, totalizando 4.494 ocorrências. Em segundo lugar, estão os casos de acidentes de trânsito, com 3.837 atendimentos registrados. Na terceira posição, encontram-se os casos de mal súbito, que somaram 1.725 chamadas para assistência. Por fim, na quarta posição, foram contabilizados 1.069 atendimentos para casos de quedas e outros acidentes.

O diretor do SAMU, Eliel dos Santos, explica sobre as principais ocorrências de urgência clínica e outros tipos de atendimentos. “Nas urgências clínicas estão acidente vascular cerebral (AVC), hipoglicemia, casos de convulsões. Os acidentes de trânsito também estão nas estatísticas e outras como urgências ginecológicas, psiquiátricas, mal súbito, queda, entre outros atendimentos”, cita.

O diretor orienta que as pessoas, ao se depararem com algum caso de problema de saúde, devem manter a calma, fornecer as informações necessárias sobre como se encontra a vítima e a localização. “Todos os chamados pelo fone 192 passam por uma triagem onde o médico avalia sobre a necessidade de enviar ambulância e o tipo de ambulância, conforme a gravidade do paciente, pode ser de suporte básico ou avançado”, explica. 

Sobre as informações no momento de acionar o SAMU, o diretor orienta que as pessoas cumpram os requisitos do funcionamento do órgão. “É necessário informar a situação em que se encontra o paciente, dizer a localização exata e os pontos de referência que sejam bem conhecidos, como praças, igrejas e outros que sejam fáceis de serem localizados”, orienta.

(Com informações da PMT)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES