Sebrae Piauí promove consultoria gratuita e fortalece pequenas empresas

Em um único espaço estão reunidos diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor.

Sebrae Piauí promove consultoria gratuita e fortalece pequenas empresas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com atendimento porta a porta personalizado, gratuito e confidencial, o programa Sebrae na Sua Empresa (SENSE) garante uma consultoria especializada para o seu negócio. O serviço ocorre da seguinte forma: os agentes realizam visitas aos pequenos negócios para identificar suas necessidades e apresentar soluções que vão melhorar a gestão e os negócios.

Um dos exemplos de sucesso do projeto é a loja de moda íntima da empresária Francisca Amorim. O seu negócio existe há 19 anos, mas teve dificuldades de se estabelecer no mercado no início, entretanto com o apoio do Sebrae o empreendimento tomou uma nova cara. Atualmente a loja está nas redes sociais e possui um site.

Francisca Amorim./ Foto: Reprodução Meio Norte

"Foi uns quatro anos de visitas. A organização também por parte do sistema financeiro, o sistema para controlar estoque. Nessa de mudar junto ao Sebrae, a mudança do nome, o layout da empresa, a organização, o nicho de produtos. Para a gente crescer, a gente precisa ter organização”, afirmou a empresária ao repórter Helder Filipe, da Rede Meio Norte.

Os clientes aprovaram a mudança. Socorro Alves, consumidora da loja, ressaltou que está satisfeita com o atendimento. "A qualidade, as novidades, o atendimento, muito bons. O Dirceu ganhou com a diferença e com a mudança. Sempre que eu venho, não levo só uma peça, levou mais de uma e saio muito satisfeita", destacou. 

Novas oportunidades./ Foto: Reprodução Meio Norte. 

Para a empresária Mônica Karoline, que possui uma loja de artigos de casa,  a situação não é diferente. Ela pontua que o Sebrae a ajudou nesse processo de consolidação e foi a virada de chave para o seu negócio. "É muito importante, porque às vezes você pensa em fazer um negócio, mas não tem foco, um rumo, e se pergunta ‘como que eu vou abrir’, ‘o que eu tenho que fazer no meu negócio’ e o Sebrae te dá essa ferramenta. Você sabe o que investir, os clientes que você tem que abordar,  tudo isso o Sebrae te passa”, completou. 

No Piauí, o programa iniciou em 2020, com mais de 20 mil empresas atendidas e uma consultoria que faz a diferença. Leandro Crateús, analista do Sebrae no estado, esclarece que a ação é feita em duas etapas: avaliando os pontos positivos e negativos; Em seguida a etapa onde são apontadas as soluções.

Analista  Leandro Crateús./ Foto: Reprodução Meio Norte

 "Nessa visita ele vai conversar com um empresário e fazer um diagnóstico, onde haverá perguntas sobre leis, mercado e vendas, planejamento, finanças. O consultor vai novamente até a empresa do cliente para saber se ele colocou em prática, se ele contatou o Sebrae para encontrar algumas daquelas soluções propostas. Isso gera um relacionamento por meio desse atendimento porta a porta”, disse o analista. 

SALA DO EMPREENDEDOR: Novas oportunidades aos novos empreendedores! 

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). O Piauí conta com 125 salas em funcionamento e o intuito é expandir para todos os municípios do estado.

O programa busca descentralizar serviços e aproximar empreendedores e poder público./ Foto: Rede Meio Norte

Em um único espaço estão reunidos diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, garantindo desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas até apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa, informações sobre como participar de compras públicas, até tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de capacitações e oficinas.

Helder Freitas em entrevista para a Rede Meio Norte./ Foto: Reprodução Meio Norte. 

" A sala do empreendedor vai ser este elo entre o empreendedor do município e o sebrae, entre o empreendedor e a gestão municipal. A sala do empreendedor fortalece pequenas empresas e pequenos negócios do município” afirmou Helder Freitas, Gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Sebrae Piauí, a repórter Solange Souza, da Rede Meio Norte.

O atendimento é realizado por um agente de desenvolvimento, que é um técnico nomeado pela prefeitura, atuando como articulador e mobilizador na implementação da lei geral. Ao todo são cinco redes regionais de desenvolvimento: Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. E por meio da sala, o Sebrae consegue capitalizar suas ações.

Atendimento especializado./ Foto: Reprodução Meio Norte. 

" A prefeitura de demerval lobão hoje tem uma parceria com o sebrae  através do microempreendedor, levando formalização pra eles, capacitação. Orientando de qualquer forma. Hoje a gente tem uma sala equipada para acolher o empreendedor. Muito bem acolhido na cidade” ressaltou Juliano Willames, agente de desenvolvimento do Sebrae Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES