Sesapi já distribuiu mais de 103 mil medicamentos para combater tabagismo

Essa iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT)

Essa iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) distribuiu mais de 103 mil medicamentos para enfrentar e combater o tabagismo em 2023. Essa iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), cujo objetivo é reduzir o número de pessoas que usam tabaco e são dependentes de nicotina, além de diminuir a mortalidade relacionada ao consumo dessas substâncias. 

Além de medicamentos, o programa vinculado ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) também fez a capacitação de 544 profissionais para atuar no atendimento da população que busca pelo serviço. A superintendente de atenção primária à saúde da Sesapi,Leila Santos afirmou que os números mostram o compromisso da gestão no combate do tabagismo.

Leia Mais

“Hoje temos 167 municípios participando do programa dentro do nosso estado, com equipes capacitadas a darem o acompanhamento necessário à população prestando todo o protocolo clínico adequado. Pedimos também para que a população que queira participar dos trabalhos de controle ao tabagismo entre em contato com o seu município e busquem o serviço”, disse a superintendente. 

Na terça-feira passada, dia 13, o Ministério da Saúde oficializou a integração do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) ao Sistema Único de Saúde (SUS). Luciana Sena, coordenadora do programa de combate ao tabagismo na Sesapi, destacou que essa medida representa um avanço significativo no fortalecimento das ações e ressaltou a importância da parceria com os municípios para garantir o pleno desenvolvimento das atividades promovidas pelo programa. 

“Queremos que os municípios continuem com o trabalho de qualidade que já vem sendo feito. Para aqueles que querem entrar nos trabalhos do programa, basta procurar a Sesapi que daremos todas as orientações para que o município participe”, ressaltou a coordenadora.

Benefícios ao parar de fumar

Parar de fumar vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece parando de fumar agora:

– Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

– Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;

– Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

– Entre 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;

– Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;

– Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;

– Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;

– Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES