Sesapi: Piauí é referência nacional no tratamento da espasticidade infantil

O programa atendeu 334 crianças. Desse total, 168 foram encaminhados para realização de aplicação de toxina botulínica em centro cirúrgico

Sesapi: Piauí é referência nacional no tratamento da espasticidade infantil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após diagnóstico de câncer cerebral com dois anos, o pequeno Davi Lucas passou a sofrer paralisias que prejudicaram os seus movimentos. Com a ajuda do Programa Espasticidade Infantil do Piauí, maior projeto contínuo de tratamento de crianças com paralisia cerebral do Brasil, o menino retomou os movimentos dos membros inferiores.

"Ele já fez cinco aplicações de botox e agora está indo para a realização da Rizotomia. Antes era uma criança saudável, mas infelizmente com o câncer veio a paralisia, e a agora com esse tratamento eu espero que ele possa voltar a dar os primeiros passinhos", detalha a mãe da criança, Maria de Jesus, moradora da cidade de Cocal dos Alves, que estava no Hospital Infantil Lucídio Portella para mais um dia de atendimento do programa.

O Hospital, em um sábado por mês, recebe os pacientes para avaliação, aplicação do botox e realizações de cirurgias de Rizotomia. O Programa de Espasticidade Infantil do Piauí é pioneiro no Brasil tendo como o HILP como centro nacional para este tratamento.

"Aqui contamos com uma equipe multiprofissional que conduz essas crianças focando na questão motora. Nesse hospital tem todo programa que a criança precisa, que vai de avaliação, aplicação de toxina botulínica em centro cirúrgico, tratamento neurocirúrgico através de Rizotomia Dorsal Seletiva, avaliação ortopédica + tratamento cirúrgico ortopédicos , avaliação da bacia e da coluna vertebral com RX simultaneamente às avaliações multidisciplinares", explica o médico neurocirurgião, Francisco Alencar, coordenador do programa.

O professor Einstein Carvalho Silva estava há anos buscando tratamentos para o problema de mobilidade do pequeno Felipe Gabriel de nove anos. Eles são moradores da cidade de João Costa, na região Sul do Piauí, e foi através do Programa de Espasticidade Infantil do Piauí, que o diagnóstico preciso foi estabelecido ao menino.

"Como ele nasceu de sete meses, acabou ficando com esse problema na perna direita. Nós andamos em vários atendimentos, e no Ceir fomos orientados a procurar este programa e agora o Felipe vai iniciar o tratamento com a aplicação do botox. Eu estou muito contente que ele vai poder ganhar essa mobilidade com esse programa inovador", relata o genitor. 

Na tarde deste sábado (08), o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, esteve no Hospital Infantil Lúcido Portella para mais um dia de atendimento do programa e falou sobre a essencialidade dessa ação. Até o mês de junho de 2023, o programa atendeu 334 crianças. Desse total, 168 foram encaminhados para realização de aplicação de toxina botulínica em centro cirúrgico, 279 para neurofuncional, 296 para avaliações ortopédicas e 140 fizeram Rizotomias.

"Esse programa é fantástico e referência no Brasil, no cuidado das crianças, melhorando a parte da espasticidade e também a parte motora, com cirurgia que só tem no Piauí. É sensacional e emocionante saber que nossas crianças tem uma condição de melhoria desse problema que é a paralisia cerebral", pontuou.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES