Sesapi vai elaborar plano de contingência para casos de gripe aviária

Ainda não há registros da doença em humanos ou animais no Piauí

Sesapi vai elaborar plano de contingência para casos de gripe aviária | Mariana Nedelcu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoveu uma reunião na última quinta-feira (20) com órgãos de vigilância, agropecuária e meio ambiente para discutir a elaboração de um plano de contingência em relação ao aumento dos casos de gripe aviária em animais no país.

Embora não haja registros da doença em humanos ou animais no Piauí, os órgãos de vigilância do estado estão se preparando para capacitar a vigilância epidemiológica e garantir um fluxo adequado de ações contra possíveis casos.

A enfermeira Michelle Fianco, da coordenação estadual de epidemiologia da Sesapi, explicou que o intuito da reunião foi organizar o plano de contingência para o estado do Piauí.

“O nosso objetivo principal foi de organizar o plano de contingência para o estado do Piauí, garantindo assim um fluxograma adequado para que todos tenham seu papel bem desenhado dentro desse processo, sabendo exatamente o que deve ser feito e quando deve ser feito, desde o momento da vigilância epidemiológica até o momento da condução adequada de casos da doença que possam vir a ser identificados”, explica.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, disse que a organização prévia permite um trabalho integrado e bem estruturado com os diversos órgãos envolvidos.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES