Severo não vê ilegalidade em eleição antecipada da Alepi e pede calma

O parlamentar informou que apesar de as eleições acontecerem em contextos semelhantes, existem diferenças entre os casos

Severo não vê ilegalidade em eleição antecipada da Alepi e pede calma | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), confirmou nesta segunda-feira (29) que a Mesa Diretora da Alepi poderá anular a eleição antecipada do segundo biênio (2025-2026), que elegeu Severo Eulálio (MDB) como próximo presidente da Casa. 

Já nesta terça (30), o presidente eleito para o segundo biênio disse não ver ilegalidade na eleição antecipada, como Franzé Silva mencionou anteriormente. Segundo Eulálio, o momento pede calma para que a decisão do tribunal superior eleitoral seja avaliada da maneira mais coerente possível.

“Nossa eleição foi feita respeitando todos os critérios, toda a legislação vigente no momento aqui no nosso estado. Nosso estatuto, o nosso regimento interno da Assembleia, todos os pares aqui votaram favoravelmente tanto as alterações como também a eleição. Apesar de ter algumas semelhanças entre os casos, tem também várias diferenças”, disse.

O parlamentar informou que apesar de as eleições acontecerem em contextos semelhantes, existem diferenças entre os casos. Um dos pontos divergentes é que os dois presidentes não são filiados ao mesmo partido, já que Franzé é filiado ao PT e Severo ao MDB.

“Lá o próprio Ministro na sua decisão menciona que tratam-se de pessoas do mesmo partido, aqui por exemplo nós somos de partidos diferentes.", informou.

No caso da temporalidade ou periodicidade, Severo relembrou que o ex-presidente da Assembleia, Themistocles Filho (MDB), já foi eleito por meio de sufrágio antecipado em mais de uma ocasião.

"Sobre a temporalidade, não é a primeira vez que isso acontece, inclusive no Piauí e em outros estados acontece a mesma coisa. Aqui várias vezes Themistocles foi eleito com seis meses de antecedência, com um ano de antecedência, então a princípio o que cabe nós discutimos no momento é o que a decisão de Dias Toffoli do STF não diz respeito em nada ao estado do Piauí”, finalizou.

ENTENDA O CASO

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu na última quinta-feira (25), a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Tocantins para o biênio 2025-2026. "A mesa diretora do segundo biênio eleita no início da legislatura pode não vir a refletir as forças políticas majoritárias presentes no início do respectivo mandato, o que vulnera o ideal representativo", argumentou o ministro.

Para o ministro, a periodicidade dos pleitos é fundamental para a promoção da diversidade política. "A eleição periódica é mecanismo de alternância do poder político, evitando a perpetuação de determinado grupo por período indeterminado."

ELEIÇÃO ANTECIPADA NO PIAUÍ

Em pleito ocorrido em 01 de fevereiro, logo após a posse dos deputados estaduais, foram eleitos os parlamentares para a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nos próximos dois biênios.  

Nos primeiros dois anos, o comando do Legislativo ficará sob a alçada de Franzé Silva (PT), com Evaldo Gomes (Solidariedade) como 1º vice. 

Já no segundo biênio, ou seja em 2025 e 2026, o presidente da Assembleia será o mdbista Severo Eulálio, a composição ainda conta com o petista Francisco Limma como primeiro vice-presidente. A 1ª Secretaria ficará com o deputado do Progressistas Wilson Brandão.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES