Subnotificação de casos de acidente do trabalho no Piauí chega à 30,4%

Os dados foram atualizados neste mês em referência à campanha Abril Verde, promovida pelo Ministério Público do Trabalho

Subnotificação de casos de acidente do trabalho no Piauí chegou à 30,4% | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma Smartlab, o Piauí apresentou um percentual de subnotificação de acidentes de trabalho de 30,4% em 2022, o que pode indicar que 662 casos não foram registrados, além dos 2.180 casos notificados oficialmente. Segundo a plataforma, esse é o maior índice dos últimos cinco anos.

Os dados foram atualizados neste mês em referência à campanha Abril Verde, promovida pelo Ministério Público do Trabalho, que busca conscientizar empregadores e a sociedade sobre a importância de oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro, capaz de garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores e prevenir doenças ocupacionais. O objetivo é evitar ocorrências de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

“Os dados referentes a acidentes ou ambiente insalubre de trabalho informados são de crucial importância para que sejam desenvolvidas medidas que garantam a segurança aos trabalhadores e para que seus direitos trabalhistas sejam assegurados”, destacou a coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODMAT) do MPT -PI, procuradora Maria Elena Rêgo.

De acordo com ela, os casos de acidente de trabalho, em sua grande maioria, são evitáveis com medidas de prevenção previamente estabelecidas, que somente são possíveis com as notificações regulares das ocorrências. 

O levantamento da plataforma aponta que, no ano de 2022, houve aumento no número de casos notificados de acidentes de trabalho quanto de óbitos decorrentes desses acidentes. Em 2022, foram 2180 casos notificados e 21 mortes.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES