Exclusivo Terá chuvas? Saiba como fica a previsão do tempo para fevereiro no Piauí

Teresina, Altos, Palmeirais, Pedro II, e cidades próximas, possuem previsão para no máximo 50 mm.

Saiba como fica a previsão do tempo para fevereiro no Piauí | FOTO: @jao.vctr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de fevereiro, caracterizado pelas festas carnavalescas, já começou. Com isto o Meionorte.com apurou como será a previsão para os próximos dias. Com exclusividade, a Climatologista e Coordenadora da Sala de Situação Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), Sara Cardoso, informou a ocorrência de chuvas para o mês. 

Conforme a climatologista, as primeiras semanas de fevereiro possuem maior possibilidade de ocorrência de chuvas, onde “os acumulados podem chegar até 50 milímetros (50L por m²), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e os modelos de previsão internacionais”. 

Ela destaca a região Centro-Norte do estado como a mais suscetível a eventos de precipitação intensa e com possibilidade de um número maior de municípios afetados. Teresina, Altos, Palmeirais, Pedro II, e cidades próximas, possuem previsão para no máximo 50 mm e alterações ventosas entre 40 e 60 km.

 “Lembrando que as nossas chuvas são de verão. Então as formações de nuvens são nuvens de topo alto, que podem trazer essas alterações ventosas, ocorrência de raios e a possibilidade de queda de granizo.  Mas quanto mais a gente vai adentrando nessa estação, menos vai tendo essa possibilidade dessa queda de granizo. Então no começo da estação é que a gente observa essa ocorrência quase que toda semana em pelo menos em um município. Mas vai ficando mais tranquilo”, afirmou Sara Cardoso.

MÊS DE JANEIRO EM TERESINA 

Segundo o Inmet, em janeiro, o total de chuva na estação meteorológica automática de Teresina foi de 101,4 milímetros (mm) ou seja, caiu mais de 100L de água por m², o que corresponde a aproximadamente 51% abaixo da climatologia da estação convencional (1991-2020), que é de 205,9 mm.

O maior total diário de chuva no mês foi de 30,2 mm, registrado no dia 3.

A temperatura mínima média foi de 24,2°C (1,4°C acima da climatologia da estação convencional, que é de 22,8°C). Essa temperatura mínima média é considerada a quarta maior desde a instalação* da estação automática. Ela fica abaixo dos 25,0°C (2019); 24,9°C (2018) e 24,3°C (2016).

A menor mínima do mês ocorreu no dia 14 e foi de 21,8°C. A maior temperatura mínima foi de 26,1°C no dia 27.  A temperatura máxima média foi de 34,3°C (1,8°C acima da climatologia da estação convencional, que é de 32,5°C).

A menor máxima do mês ocorreu no dia 11 e foi de 29,0°C. Já a maior temperatura máxima do mês foi de 36,9°C, no dia 21.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES