Teresina é a terceira capital mais quente do Brasil de 2023

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira (13) a lista.

Teresina é a terceira capital mais quente do Brasil de 2023. | Romulo Piauilino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira (13) o ranking das capitais mais quentes do Brasil em 2023. A capital piauiense, Teresina, não ficou para trás! Em terceiro lugar, a cidade registrou sua máxima em 14 de outubro, com 40,7°C. Confira a lista dos municípios abaixo:

De acordo com o órgão, esse valor corresponde a terceira maior máxima diária para o mês. A temperatura registrada ficou abaixo somente de 41,6°C, em 24 de outubro de 2012 e 40,9°C, em 23/10/2012. O INMET ainda afirmou que a menor temperatura máxima foi de 37,0°C, no dia 10.

Ainda no mês de outubro, após um período de estiagem de 107 dias, voltou a chover em Teresina. O total mensal de chuva foi de apenas 3,0 milímetros (mm), valor que corresponde a 86% abaixo da média climatológica (1991-2020) para o mês, que é de 22,2 mm.No mês, apenas um dia teve registro de chuva superior a 1,0mm. Esse registro aconteceu no dia 24, com 2,6 mm.

Forte onda de calor vai atingir 29 cidades do Piauí; veja quais

Prova de resistência! A população piauiense irá passar por uma forte onda de calor que pode ocorrer por mais de cinco dias de duração,  com temperaturas  5ºC acima da média. O alerta de grande perigo (Onda de Calor) foi emitido nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e termina nesta sexta-feira (17).  Clique aqui e veja quais!

Ao todo, 29 cidades do estado são afetadas. De acordo com o boletim, os municípios que estão sob o aviso são das regiões sudoeste, sudeste, centro-norte e norte. A situação oferece risco à saúde, e o instituto recomendou que, caso necessário, a população contate a Defesa Civil (telefone: 199).

O fenômeno El Niño, o aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial e outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos. O instituto ainda afirma que o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década 60. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES