Teresina está entre as 12 capitais com onda de calor recorde neste domingo

A capital piauiense será a única dentre as nove nordestinas com temperatura acima dos 35°C

Mapa metereológico | Inmet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro final de semana da primavera promete ser escaldante em todo o Brasil, com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevendo temperaturas máximas de pelo menos 35°C em 12 capitais no domingo, 24 de setembro. A exceção é Porto Alegre, que terá uma máxima mais amena, chegando a 21°C.

Uma forte onda de calor tem afetado o país, contribuindo para que São Paulo experimentasse o inverno mais quente em 62 anos. Neste domingo, Cuiabá (MT) será a capital mais quente, com previsão de máxima de impressionantes 42°C.

Leia Mais

Nesta sexta-feira (22), a capital mato-grossense já havia registrado a temperatura mais alta do país, atingindo 41,8°C. Das 20 cidades mais quentes do Brasil naquele dia, 15 estavam localizadas na região Centro-Oeste, incluindo Porto Murtinho, com 41,5°C, e Água Clara, ambas em Mato Grosso do Sul, com 41,2°C.

As previsões do Inmet indicam que o calor persistirá no domingo, com Campo Grande (MS) alcançando uma máxima de 39°C, Goiânia (GO) logo atrás, com previsão de 38°C, e Brasília (DF) chegando a 34°C.

Em São Paulo, a máxima esperada é de 35°C, o mesmo para Belo Horizonte (MG). No Rio de Janeiro, os termômetros poderão atingir 38°C, enquanto em Vitória (ES), a máxima será de 33°C.

No Norte, cinco das sete capitais terão temperaturas máximas de pelo menos 35°C, incluindo Boa Vista (RR), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). No Nordeste, apenas Teresina (PI) ultrapassará os 35°C entre as nove capitais, sem máximas inferiores a 30°C.

No Sul, as temperaturas serão mais amenas, com Porto Alegre (RS) registrando uma mínima de 17°C, Curitiba (PR) oscilando entre 19°C e 33°C, e Florianópolis (SC) variando de 20°C a 32°C.

O país enfrenta uma onda de calor fora de época, com alerta de grande perigo para altas temperaturas até domingo, segundo o Inmet. Essas ondas de calor se caracterizam pelo aumento de 5°C em relação às médias de temperatura. Se persistirem por mais de cinco dias consecutivos, o aviso é classificado como de grande perigo. A persistência desse calor deve-se a um bloqueio atmosférico que mantém as temperaturas elevadas.

Para lidar com o calor extremo, é essencial manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e buscar ambientes arejados e frescos. A população deve também seguir as recomendações da Defesa Civil para evitar mal-estar e insolação.

Período primaveril

A primavera começou oficialmente às 3h50 (horário de Brasília) deste sábado (23) e se estenderá até 22 de dezembro. São Paulo já teve seu dia mais quente do ano na última sexta-feira, atingindo 34,7°C, superando os recordes anteriores.

Além das capitais, o Inmet alerta que os termômetros podem ultrapassar os 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, bem como no interior de São Paulo. Ribeirão Preto, no interior paulista, registrou 38°C no último sábado.

Essa condição meteorológica se deve à redução da nebulosidade e ao bloqueio atmosférico que impede a passagem de frentes frias, resultando em dias prolongados de altas temperaturas.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES