Terminal Pesqueiro do Porto Piauí vai agregar valor à cadeia de produção local

Uma das obras mais importantes para o estado, idealizada há décadas, finalmente sai do papel e chega para fortalecer diversos setores

Terminal Pesqueiro do Porto Piauí vai agregar valor à cadeia de produção local | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tão aguardado Porto Piauí terá a sua primeira etapa inaugurada, na tarde desta quarta-feira (13), e para comemorar o feito que anuncia a virada de chave para o desenvolvimento econômico do Piauí, o Governo do Estado preparou um ato solene com a presença de autoridades, com a chegada de dois navios da Marinha e uma festa para um público estimado de 12 mil pessoas, que contará com shows gratuitos.  

Em entrevista ao repórter Carlos Mesquita, direto da cidade de Luís Correia, no litoral do Estado, a diretora-presidente do Porto Piauí, Maria Cristina, falou sobre as expectativas das operações no porto.

"O Porto, no sentido de operações de importação e exportação, ele lida muito com produtos que vem de fora, já o nosso terminal pesqueiro, é uma produção local, isso agrega muito valor a toda essa cadeia que já existe, mas que tem muitos problemas, com relação à questão de vigilância sanitária, de controle ambiental, controle do estoque pesqueiro, que isso também é fundamental. Ter uma pesquisa contínua do nosso potencial e de como podemos melhorar, tanto da pesca extrativista quanto da apicultura", disse.

"No Brasil hoje, só temos duas zonas de processamento de exportação em operação, a do Ceará, em Pecém e a do Piauí, em Parnaíba, e muitas operações que irão acontecer aqui no Porto Piauí, elas vão estar amparando várias outras produções que sairão lá da ZPE", completou.

O presidente da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida, disse que o Porto Piauí é uma virada de página importante na história do estado e que o porto trará desenvolvimento.

"O governador Rafael Fonteles vira uma página importante do desenvolvimento econômico do estado com a entrega do Porto Piauí. Ele consegue, dentro ainda do primeiro ano de sua gestão, entregar à sociedade piauiense um equipamento fundamental para o seu desenvolvimento. Nós faremos a entrega, junto com a Marinha do Brasil, que atesta a nossa dragagem, que há uma profundidade adequada para grandes embarcações entrarem no nosso canal. Nós também teremos toda uma retroárea sendo entregue aos empresários e empresas que aqui irão investir e tudo isso está sendo pensado, planejado e executado pela Investe Piauí, com a liderança do governador Rafael Fonteles", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES