Três cidades piauienses estão entre as mais quentes do país; INMET emite alerta

48 municípios estavam sob aviso de grande perigo (alerta Vermelho) de baixa umidade.

Três cidades piauienses estão entre as mais quentes do país nesta quarta-feira(06). | Piripiri - Brito Jr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terceira onda de calor, que ocorre até esta sexta-feira (06), o Piauí registra altas temperaturas em grande parte do estado. Pelo terceiro dia consecutivo, com 40,8°C, Oeiras fica novamente na primeira colocação das cidades mais quentes do Brasil, nesta quarta-feira (04). Além dela, outros dois municípios piauienses fazem parte da lista. 

Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e registrados até às 15h de hoje. No Brasil, existe a probabilidade de que uma nova onda de calor afete o país durante este mês (outubro), o calor excessivo tem potencial de ser ainda mais intenso do que a que ocorreu no mês de setembro.

CONFIRA AS CIDADES MAIS QUENTES HOJE (04):

  1. Oeiras (PI): 40,8°C

  2. Formosa do Rio Preto (BA): 40,8°C

  3. Paranapoema (PR): 40,4°C

  4. Piripiri (PI): 40,3°C

  5. Nhumirim (MS): 40,1°C

  6. São João do Piauí (PI): 40,0°C

  7. Aquidauana (MS): 39,8°C

ONDA DE CALOR NO PIAUÍ: 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH), a onda apresenta leve risco à saúde e a temperatura estará 5ºC acima da média pelo período de 02 até 05 dias. Ao todo, 137 municípios da mesorregião sudoeste, sudeste, centro-norte e norte do estado, terão altas temperaturas, podendo ultrapassar os 40ºC.

ALERTA DE GRANDE PERIGO DE BAIXA UMIDADE

Ainda na tarde desta sexta-feira (04), 48 municípios estavam sob aviso de grande perigo (alerta Vermelho) de baixa umidade. O INMET publicou o boletim, que iniciou às 13h e finalizou às 16h. Conforme o órgão, a umidade relativa do ar estava abaixo de 12%, correspondendo ao tempo bastante seco. 

Mapa da Semarh./Foto: Reprodução

Alerta foi válido para os municípios da mesorregião sudeste piauiense. O instituto ainda informou que possuía o grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e etc. 

Confira as cidades que foram afetadas pelo alerta de baixa umidade:

Acauã; Alagoinha do Piauí; Alegrete do Piauí; Aroeiras do Itaim; Belém do Piauí; Betânia do Piauí; Bocaina; Caldeirão Grande do Piauí; Campinas do Piauí; Campo Grande do Piauí; Caridade do Piauí; Colônia do Piauí; Conceição do Canindé; Curral Novo do Piauí; Dom Expedito Lopes; Floresta do Piauí; Francisco Macedo; Francisco Santos; Fronteiras; Geminiano; Ipiranga do Piauí; Isaías Coelho; Itainópolis; Jacobina do Piauí; Jaicós; Marcolândia; Massapê do Piauí; Monsenhor Hipólito; Oeiras; Padre Marcos; Paquetá; Patos do Piauí; Paulistana; Picos; Santa Cruz do Piauí; Santana do Piauí; Santa Rosa do Piauí; Santo Antônio de Lisboa; Santo Inácio do Piauí; São João da Varjota; São José do Piauí; São Julião; Simões; Simplício Mendes; Sussuapara; Vera Mendes; Vila Nova do Piauí; Wall Ferraz. 

MAIS DOIS ALERTAS DE BAIXA UMIDADE

Ao todo foram três alertas emitidos para o Piauí hoje. O laranja (perigo) iniciou-se às 13h e terminou às 18h, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. As áreas mais afetadas foram a Mesorregião Norte, Centro-norte, Sudeste e Sudoeste. 

Já o alerta amarelo (perigo potencial) atinge a maior parte do Piauí: Sudoeste, Sudeste, Centro-norte e Norte. O aviso iniciou-se às 10h e vai até as 22h desta sexta-feira (06), com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Ao todo, foram 208 municípios em alerta amarelo, 193 em alerta laranja e 48 em alerta vermelho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES