Cidades do Piauí lideram ranking de altas temperaturas no Brasil nesta segunda(02)

Desta vez a lista das máximas no país é composta somente de cidades do Piauí

Cidades do Piauí lideram ranking de altas temperaturas no Brasil nesta segunda(02). | James Day na Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após seis cidades piauienses registrarem temperaturas acima de 40°C pertencendo ao ranking de municípios mais quentes do Brasil, na última sexta-feira (29), nesta semana o estado volta a apresentar altas temperaturas. Desta vez a lista das máximas no país é composta  somente de cidades do Piauí. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até as 15h desta segunda-feira (2), seis municípios piauienses lideraram o ranking das maiores temperaturas em todo o país. Além disso, das 224 cidades do estado, 208 estão em alerta amarelo e 166 em alerta laranja de baixa umidade. 

CONFIRA A LISTA: 

  1. Oeiras (PI): 41,6°C

  2. Floriano (PI): 41,3°C

  3. São João do Piauí (PI): 41,0°C

  4. Bom Jesus do Piauí (PI): 40,6°C

  5. Alvorada do Gurguéia (PI): 40,6°C

  6. Piripiri (PI): 40,5°C

ALERTAS DE BAIXA UMIDADE

O alerta laranja iniciou-se às 13h e terminou às 18h, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. As áreas mais afetadas são a Mesorregião Centro-norte, Sudeste e Sudoeste. Já o alerta amarelo atinge a maior parte do Piauí: Sudoeste, Sudeste, Centro-norte e Norte. O aviso iniciou-se às 10h e vai até às 22h, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.

Aréas afetadas segundo o INMET./Foto: Reprodução SEMAH. 

Tais condições climáticas favorecem o risco de incêndios florestais e à saúde. Conforme o órgão, a população pode sentir  ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O INMET realizou as seguintes instruções: beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

OUTUBRO É O MÊS MAIS QUENTE DO TRIMESTRE

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAH), para o trimestre Outubro/Novembro/Dezembro (OND), os totais pluviométricos esperados para o centro-sul do Piauí apresentaram-se abaixo da faixa normal climatológica, com probabilidade de ficar 20% a menos da média anual de precipitação para o referido recorte temporal. 

Os prognósticos indicam ocorrência de temperaturas acima da média. Os modelos de previsão aponta ainda que os valores observados na temperatura podem exceder a média em mais de 2ºC na porção que se estende do centro ao sul do Piauí. Estima-se que o mês de Outubro será o mais quente do trimestre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES