UFPI justifica ausência de servidores no julgamento de Thiago Mayson

A sessão estava programada para ocorrer em 17 de agosto, mas foi adiada devido à falta de jurados.

UFPI justifica ausência de servidores no julgamento de Thiago Mayson | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Universidade Federal do Piauí (UFPI) admitiu, através de uma nota, que ocorreu um erro interno que resultou na ausência dos servidores designados para o Tribunal do Júri do acusado de estuprar e assassinar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra. A sessão estava programada para ocorrer em 17 de agosto, mas foi adiada devido à falta de jurados. O julgamento de Thiago Mayson da Silva foi reagendado para 1º de setembro de 2023, no Fórum Criminal de Teresina.

A Superintendência de Recursos Humanos da UFPI declarou que houve um "equívoco interno" no encaminhamento do documento aos servidores, o que provocou o não comparecimento dos funcionários à sessão. Em resposta, familiares, amigos da estudante realizaram um protesto no campus Petrônio Portela, exigindo justiça.

A UFPI informou que o prejuízo se limita ao primeiro dia do julgamento e não comprometerá os próximos dias. O Código Processual Penal estabelece multa para jurados ausentes sem causa legítima. "Na data de hoje, já houve comunicado aos servidores, entendendo-se que o prejuízo recai apenas ao primeiro dia da data do julgamento, não comprometendo os demais dias. É importante esclarecer que o ofício do Tribunal não informa a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra", diz a nota da instituição.

Antes do adiamento, a família de Janaína Bezerra não pôde participar da sessão devido ao sigilo judicial. A decisão do juiz Antônio Reis Nollêto de excluir a família da vítima foi criticada pela assistência de acusação. Leia a nota completa da UFPI:

Leia Mais

A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH – UFPI) informa que recebeu o expediente da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, no entanto, houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição.

Na data de hoje, já houve comunicado aos servidores, entendendo-se que o prejuízo recai apenas ao primeiro dia da data do julgamento, não comprometendo os demais dias.

É importante esclarecer que o ofício do Tribunal não informa a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES