Veja as 127 cidades do Piauí que estão sob alerta de chuvas intensas

O período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya.

Veja as 127 cidades do Piauí que estão sob alerta de chuvas intensas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cidades do Piauí: Gilbués, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Barreiras do Piauí, localizadas no Sudoeste do estado, estão sob dois alertas de chuvas intensas para esta quinta-feira (01), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ambos os avisos, de perigo e perigo potencial, seguem até as 10h desta sexta-feira (02). 

O comunicado ressalta que a previsão para os 4 municípios é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos com velocidades até 100 km/h, por conta do alerta laranja (perigo). Diante da intensidade dos eventos climáticos, há riscos de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Além disso, o instituto divulgou que outras 123 cidades das regiões Sudoeste, Norte, Sudeste e Centro-Norte do Piauí, também estão em alerta de perigo potencial (amarelo) para chuvas de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos 40-60 km/h. O aviso possui um grau de periculosidade menor. 

IMAGEM: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte

Conforme o Inmet, em caso de rajadas de vento é importante que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão recomendou que para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

PREVINA-SE: Fundação de Saúde alerta para cuidados com o Aedes durante período chuvoso

O período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya, por ser uma época propícia para a reprodução de seus mosquitos transmissores: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pede a parceria da população para redobrar o cuidado dentro de suas casas. 

Na sexta-feira (2), às 9h30, será lançado o Calendário Ecoepidemiológicouma ferramenta que vai ajudar ainda mais o trabalho de campo dos agentes de endemias. O lançamento acontecerá no auditório da sede da FMS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 - Aeroporto. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES