Veja como tirar o RG digital e acessar a plataforma Gov.Pi Cidadão

O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido na versão física e digital.

Veja como tirar o RG digital e acessar a plataforma Gov.Pi Cidadão. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O RG Digital, também chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), é um novo modelo do Registro Geral (RG) e adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ele pode ser emitido gratuitamente em alguns órgãos públicos, como postos de Espaço da Cidadania nos municípios piauienses.

O documento é válido em todo o país é uma versão mais moderna que o atual RG, pois permite reunir num só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, NIS/PIS/Pasep e outros, como tipo sanguíneo, deficiências.

O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido na versão física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel, ou em policarbonato (plástico), atende a demanda daqueles que não possuem acesso à internet ou aparelhos como smartphones e computadores. Já o documento em formato digital é obtido através do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física.

A primeira via ou atualização da carteira de identidade anterior, transformando-a em digital, é gratuita. Para retirar o RG Digital, o cidadão deve comparecer presencialmente nos postos de Espaço da Cidadania nos municípios piauiense. É necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação, CPF e comprovante de endereço.

Uma outra novidade é que o novo modelo de RG é mais inclusivo: símbolos que identifiquem deficiências também poderão ser solicitados no momento da emissão. Para requisitar, basta informar ao profissional que estará realizando esse trabalho é apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.

A plataforma Gov.Pi Cidadão, que permite ao piauiense acessar serviços públicos do estado sem sair de casa, pode ser usada por meio de dois cadastros: o Gov.br ou o ID Piauiense. Quem já possui o RG digital pode fazer login pelo ID Piauiense. O atendimento virtual garante mais facilidade ao público. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES