Vice-prefeito eleito de São Lourenço do Piauí é preso acusado de boca de urna

Diante da prisão de Wallacy, o advogado Thiago Santana (PSD) foi eleito prefeito de imediato e vai assumir o posto na prefeitura.

Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-prefeito eleito de São Lourenço do Piauí, Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno, foi preso em flagrante, neste domingo (06), suspeito de praticar arregimentação de eleitores, a famosa boca de urna, durante a votação da eleição suplementar realizada na cidade no mesmo dia.

Diante da prisão de Wallacy, o advogado Thiago Santana (PSD) foi eleito prefeito de imediato e vai assumir o lugar do tio que teve o mandato cassado por compra de votos nas eleições de 2020. Conforme as informações, além de Wallacy, outras duas pessoas foram detidas, uma delas suspeita de comprar votos para o candidato derrotado do PT na cidade.

"Foram feitas três  conduções, dois homens e uma mulher. O vice-prefeito foi conduzido pelo crime de arregimentação de eleitores, a famosa boca de urna. Um adversário dele também foi conduzido pelo mesmo crime. Contra os dois foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e eles vão responder em liberdade", conta o delegado Francisco Carvalho, da delegacia de São João do Piauí.

De acordo com o delegado, Wallacy Rangel foi conduzido até a delegacia e liberado logo em seguida. Uma mulher, que também está envolvida no crime, passou por audiência. O vice-prefeito e ela irão responder pelo crime de arregimentação de eleitores.  Francisco Carvalho ainda menciona que um adversário de Wallacy também foi preso por compra de votos para o candidato da oposição.

“Teve uma terceira pessoa pelo mesmo crime. Ela estava com mais de R$ 3 mil em espécie e uns santinhos do outro candidato a prefeito. Teve audiência e o juiz manteve o mesmo de R$ 15 mil pela fiança. Os advogados pagaram o valor, com isso o homem foi solto”, completa o delegado.

Durante este domingo (06), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Cartório da 13ª Zona Eleitoral do estado realizaram Eleições Suplementares no município de São Lourenço do Piauí, o qual está localizado a 550 km de Teresina, Termo Judiciário da 13ª Zona.

Advogado Thiago Santana irá assumir a prefeitura após a prisão de Wallacy | Foto: Redes SociaisThiago Santana conquistou 56,33% dos votos, derrotando o candidato Mundola Marques (PT), que obteve 43,67% dos votos. Ele assumirá a prefeitura até dezembro de 2024, sucedendo o seu tio, Biraci Damasceno (PSD), que foi cassado juntamente com o vice-prefeito Valdeci Paes de Castro (PSB) em abril de 2023.

Anteriormente, a presidência da prefeitura era ocupada pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Iran Damasceno Ribeiro (PSD), que é irmão do prefeito cassado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES