Zoonoses inicia bloqueio da área onde sagui infectado com raiva foi encontrado

Nos dias 2 e 9 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município

Zoonoses inicia bloqueio da área onde sagui infectado com raiva foi encontrado | Divulgação/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciou nesta quinta-feira (23) a imunização antirrábica dos animais domésticos na área de bloqueio onde um sagui, que testou positivo para raiva, foi encontrado na segunda-feira (20). A vacinação teve início agora de manhã nos bairros Horto Florestal e Ininga.

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga. Além disso, serão contemplados parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristovão e duas quadras do bairro Piçarreira. 

“Ao todo será um perímetro de 8,59Km , totalizando 253 quadras que serão percorridas pelos Agentes de Endemias e 5.003 imóveis visitados para que todos os cães e gatos sejam devidamente vacinados”, informa Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS.

Segundo a gerência de Zoonoses da FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo do Ministério da Saúde.

Walfrido Salmito, diretor de vigilância em Saúde da FMS, pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, evitar a domesticação deles e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a FMS orienta que a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação funcionando durante todos os dias até as 17 horas.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM TERESINA

Nos dias 2 e 9 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município. Estarão disponíveis 270 postos para a imunização de cães e gatos contra a doença. A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste (02) e a segunda nas zonas Sul e Sudeste(09.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES