ZPE Piauí atrai novas Indústrias e investimento bilionário em Hidrogênio Verde

A ZPE operou como uma zona alfandegada totalmente funcional, avançando rapidamente para se tornar uma referência global

Zona de Processamento de Exportação fica localizada em Parnaíba. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2023 marca um capítulo histórico na trajetória da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE Piauí) desde sua criação, em 2010. Pela segunda vez, a ZPE operou como uma zona alfandegada totalmente funcional, avançando rapidamente para se tornar uma referência global na atração de investimentos bilionários, especialmente na produção de hidrogênio verde e seus derivados.

Atualmente, com duas indústrias já instaladas, quatro projetos industriais em andamento, dezenas em análise no Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e 16 startups ativas e conectadas a mercados globais, a ZPE Piauí se prepara para receber o maior projeto de hidrogênio verde do mundo, com investimentos previstos de mais de 200 bilhões de reais ao longo de 10 anos.

O presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, destaca o empenho do governador Rafael Fonteles em atrair investimentos internacionais para o estado, utilizando a ZPE como âncora desse projeto de desenvolvimento. O anúncio desses investimentos na COP 28, em Dubai, foi celebrado por autoridades como o governador Rafael Fonteles, o presidente Lula e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.

O primeiro passo concreto para a realização desse projeto ocorreu em 15 de dezembro, com o lançamento do HUB de hidrogênio verde dentro da ZPE Piauí, contando com a presença do governador Rafael Fonteles, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e dos empresários Bart Biebuyck, CEO da Green Energy Park, e Pedro Vaquer, CEO da Solatio.

Álvaro Nolleto enfatiza que esse conjunto de investimentos possibilita um salto de crescimento que a economia piauiense terá nos próximos anos.

“Esse conjunto de investimentos, instalados e anunciados, é a garantia de viabilização de outros importantes equipamentos de suporte à indústria e ao comércio em larga escala, a exemplo do Porto Piauí, que teve inaugurada a sua primeira etapa dia 13 de dezembro, e também o intermodal de transportes que irá transportar as riquezas do Piauí para o mundo”, prosseguiu Álvaro Nolleto. 

O gestor destaca ainda que, em 2023, a ZPE Piauí foi reconhecida, junto com a ZPE do Ceará, como exemplo a ser seguido pelos demais estados brasileiros que buscam implementar suas zonas de livre comércio. Esse reconhecimento ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às ZPEs brasileiras, em agosto, na Câmara dos Deputados, iniciativa liderada pelo deputado federal piauiense Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES