Após dia de terror no Rio de Janeiro, Dino diz que governo reforçará segurança

Morte de miliciano provocou dia de terror e deixou 35 ônibus queimados, nesta segunda-feira (23)

Após dia de terror no Rio de Janeiro, Dino diz que governo reforçará segurança | Foto: GloboNews/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, declarou que o governo planeja "reforçar ainda mais as equipes federais" para oferecer suporte à segurança pública na cidade e no estado do Rio de Janeiro. Ele fez esse anúncio por meio de uma postagem em uma rede social durante a noite de segunda-feira, 23 de outubro.

O comunicado do ministro ocorre no mesmo dia em que a Zona Oeste do Rio de Janeiro enfrentou um dia de violência, com a queima de 35 ônibus e um trem por ordem de criminosos, após a morte de um miliciano. O ministro disse ainda que novas decisões serão divulgadas nos próximos dias, sob orientação do presidente Lula. 

Dino informou que representantes do governo federal estarão no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 24 de outubro, para se reunirem com equipes dos governos estadual e municipal, além de integrantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

"Estamos mantendo e ampliando operações diárias no Rio, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões", escreveu Dino.

Ônibus são incendiados após morte de miliciano no Rio de Janeiro — Foto: GloboNews/Reprodução 

ATAQUES

Os ataques estão sendo realizados em resposta à morte de Matheus da Silva Rezende, também conhecido como Teteu e Faustão, sobrinho do líder da milícia Zinho, na comunidade Três Pontes. Matheus era considerado o segundo em comando na hierarquia da milícia liderada por seu tio e morreu durante um tiroteio com a Polícia Civil. 

Após o falecimento de Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão, ônibus do transporte coletivo e um trem foram alvo de incêndios. Dentre os veículos incendiados, 20 pertenciam à operação municipal, 5 eram do BRT, e outros eram utilizados para fins de turismo e fretamento.

Além disso, houve relatos de incêndios em outros veículos e pneus, o que levou ao fechamento de diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho.

A polícia conduziu pelo menos 12 suspeitos de envolvimento nos ataques a ônibus para a 35ª DP, localizada em Campo Grande. Passageiros enfrentaram situações de risco, tendo que desembarcar às pressas de alguns dos coletivos momentos antes dos criminosos atearem fogo.

O governador Cláudio Castro (PL) caracterizou os ataques ao sistema de transporte do Rio como "ações terroristas" e destacou que a morte do miliciano em uma operação da Polícia Civil faz parte da estratégia para capturar os três principais criminosos do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES