Brasileiro sofre ataque xenofóbico e agressões físicas em Portugal

Após ser questionado sobre sua nacionalidade, o brasileiro Saulo Jucá foi brutalmente espancado.

Em depoimento postado em suas redes sociais, o brasileiro afirma que foi espancado após ser questionado sobre sua nacionalidade. | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (10), na cidade de Braga, localizada no norte de Portugal, o pernambucano Saulo Jucá foi brutalmente espancado em uma cafeteria da cidade, por um homem que passava embrigado e notou, por seu sotaque, que Saulo não era potuguês. O pernambucano é formado em engenharia civil e atua como diretor de fiscalização de obras, além disso, também possui cidadania portuguesa.  

De acordo com informações do G1, a vítima teria sido questionada pelo agressor, que não foi identificado, sobre sua nacionalidade durante um ataque xenofóbico na cidade portuguesa. Em seu depoimento em vídeo, Saulo afirmou que estava em uma cafeteria e enquanto conversava com o dono do estabelecimento, o homem que viria a agredi-lo se aproximou.

Leia Mais

Saulo se encontrava conversando com a namorada por vídeo-chamada, do lado de fora da cafeteria, quando notou um movimento estranho, a presença do agressor, que estava visivelmente alterado e embrigado. O crime ocorreu durante as festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que é um feriado nacional no país. 

“Eu notei um movimento estranho do outro lado da rua. Tinha um homem visivelmente embriagado acompanhado da mãe, que não queria que ele bebesse. Era o Dia de Portugal, e eu nem sabia disso. Entrei no café, porque não achei uma ‘vibe’ boa”, conta o engenheiro.

Após se dirigir para dentro do local, o brasileiro conversava com o dono do estabelecimento quando o homem que estava alterado entrou no café, acompanhado pela mãe. O agressor, então, questionou a nacionalidade de Saulo e, quando confirmou que se tratava de um brasileiro, as agressões começaram. “Ele notou pelo meu sotaque que eu era brasileiro, ele me agrediu, chutou a minha cara e as minhas costelas”, relata Saulo durante entrevista. 

“Enquanto ele me batia, a mãe dele dizia: ‘Você vai ser preso de novo’. Isso ocorreu entre as 20h e as 21h. Depois disso, eu fui socorrido por uma ambulância, e a polícia chegou na sequência. Eu não cheguei a ver os policiais, porque o socorro veio primeiro”, afirma. 

Depois do homem ir embora, o pernambucano precisou ser internado às pressas em um hospital, onde permaneceu até a manhã deste domingo (11). Após receber alta, Saulo imediatamente se dirigiu até uma delegacia para que um boletim de ocorrência fosse registrado contra o homem, além disso, um exame de corpo de delito foi realizado nesta segunda-feira (12), para que as agressões fossem comprovadas.

“Eu vou colocar um advogado para cuidar do caso. Existem imagens das câmeras do local, e o ataque foi filmado”, explica.

Saulo Jucá declarou que para ele, não é nada raro ouvir comentários xenofóbicos em Portugal, ou de se espantar que esse tipo de caso ocorra. “A xenofobia aqui é uma coisa que, para eles, é normal, mas, para a gente, não é. Eu já tinha presenciado comentários preconceituosos e racistas, mas nunca tinha sofrido xenofobia diretamente”, explica o brasieliro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES