Caso Anael e Luian: Justiça solta dono do Frango Potiguar e advogados

Na justificativa, o juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto constatou que “os acusados não respondem a nenhuma outra ação penal”.

João Paulo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri revogou as prisões preventivas de João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues e Guilherme de Carvalho Gonçalves Sousa, bem como a prisão domiciliar e respectivas cautelares impostas a Francisco das Chagas Sousa

Na sentença proferida na quinta-feira (29), o juiz pediu “com urgência, os alvarás de soltura, devendo os denunciados serem postos em liberdade, se por outros motivos não estiverem presos”.

O dono do Frango Potiguar, João Paulo de Carvalho e os advogados Guilherme de Carvalho e Francisco das Chagas, pai de Guilherme, são acusado de matarem os adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva, de 17 anos e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos.

Leia Mais

Francisco das Chagas, João Paulo e Guilherme de Carvalho foram soltos - Foto: Reprodução

“Em que pese os motivos utilizados, anteriormente, para para o decreto prisional, deve-se reconhecer que não persistem os requisitos legais que autorizaram a manutenção das custódias preventivas de JOÃO PAULO DE CARVALHO GONÇALVES RODRIGUES e GUILHERME DE CARVALHO GONÇALVES SOUSA; tampouco fatos novos ou contemporâneos que justifiquem a aplicação da medida”, apontou a decisão.

Na justificativa, o juiz constatou que “os acusados não respondem a nenhuma outra ação penal. Dessa forma, nada há que indique que, em liberdade, voltem a delinqüir, ameaçando a ordem pública, ou se furtando à aplicação da lei penal. Nesse contexto, é importante reconhecer que a prisão provisória não deve ser admitira com a finalidade de antecipação de cumprimento de pena, conforme determina o 313, § 2º, do CPP. Logo, mantê-los encarcerados seria executar sentença inexistente”

Adolescentes Anael e Luian foram assassinados após invadirem residência - Foto: Reprodução

O juiz ainda determinou que João Paulo e Guilherme de Carvalho devem cumprir as seguintes medidas: 

1. Não se ausentarem temporariamente ou definitivamente do município de sua residência, sem a devida autorização deste juízo; 

2. Comparecerem mensalmente à CIAP (Central Integrada de Alternativas Penais) para informar e justificar as suas atividades; 

3. Comparecerem a todos os atos do processo para os quais forem intimados; 

4. Informarem a este Juízo sobre eventual mudança de endereço; 

5. Não praticarem outras condutas delitivas.

João Paulo de Carvalho foi preso duas vezes no decorrer das investigações - Foto: Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES