Criança de 1 ano morre engasgada enquanto dormia em creche clandestina no ES

O pai da criança relata que houve uma demora e falta de atenção à criança durante o momento de soneca

Criança que morreu engasgada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (19), um trágico incidente foi registrado em Vitória, no Espírito Santo. Um bebê de um ano e dez meses morreu após se engasgar enquanto dormia em uma creche. De acordo com o pai da criança, Bernardo Pereira, o bebê não acordou após a soneca junto com as outras crianças, e a cuidadora teria demorado a prestar auxílio diante da situação.

"Minha mulher mandou foto dele dormindo por volta de 13h horas, que a dona do local tinha mandado. Eu percebi que não estava bem, costuma fazer careta para as fotos. Depois disso, só recebi uma ligação da minha esposa sem reação", contou o pai.

Ele saiuda Cidade Continental, onde estava anteriormente, e se dirigiu imediatamente à creche. No entanto, ao chegar ao local, uma equipe médica já estava presente e confirmou o falecimento de Bernardo.

Leia Mais

Hellen Braga, madrinha de Bernardo, comunicou que a família está indignada com o comportamento da cuidadora. De acordo com a representante comercial, a cuidadora não procurou auxílio de ninguém próximo.

Por meio de nota, a Polícia Civil esclareceu que o incidente será objeto de investigação pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Serra. A nota oficial concluiu declarando que, a fim de garantir a integridade da investigação, não serão fornecidas outras informações neste momento.

Creche não tem autorização para funcionar

O Espaço Cantinho do Nenê, onde ocorreu o trágico incidente de asfixia que resultou na morte de Bernardo Pereira, com um ano e dez meses de idade, na terça-feira (19), não possui autorização para funcionar. Esta informação foi divulgada pela Prefeitura da Serra, que esclareceu que atualmente não há nenhum processo pendente para obter permissão de funcionamento no local.

A administração municipal central informou que planeja despachar uma equipe da Vigilância Sanitária ao estabelecimento a fim de realizar uma inspeção e implementar as medidas sanitárias apropriadas. Além disso, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade no sentido de denunciar irregularidades.

Para abrir um estabelecimento educacional no município, é necessário solicitar o alvará de funcionamento à Secretaria da Fazenda, fornecendo detalhes sobre as atividades que serão realizadas, além de obter o alvará sanitário junto à Vigilância Sanitária.

De acordo com a prefeitura, para dar início ao processo de obtenção de autorização para funcionamento, é necessário apresentar 20 documentos juntamente com o pedido. A partir desse momento, o processo passa por uma fase de vistoria e, posteriormente, os documentos são analisados para a concessão da autorização. Essas diretrizes estão em conformidade com a resolução CMES 177/2012, da Secretaria de Educação (Sedu), através do Conselho Municipal de Educação. É importante destacar que nenhum desses procedimentos foi identificado em relação ao Espaço Cantinho do Nenê.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES