Delação indica que Ronnie Lessa já havia tentado matar Marielle antes

Em depoimento, ex-PM relata que na noite do ano novo de 2017 para 2018, Ronnie narrou uma tentativa frustrada de assassinar a vereadora

Delação indica que Ronnie Lessa já havia tentado matar Marielle antes | Foto: Reprodução/ TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo sua delação premiada à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Élcio Vieira de Queiroz, ex-policial militar e apontado como motorista do veículo utilizado no atentado contra Marielle Franco, encontra-se preso desde 2019. Ele revela que ocorreu uma tentativa malsucedida de assassinar a vereadora em 2017. 

Em sua delação, Élcio afirmou que o ex-policial reformado Ronnie Lessa, também preso desde 2019, confessou ter tentado cometer o crime meses antes do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Essa tentativa ocorreu no final de 2017. No dia 14 de março de 2018, ambos foram assassinados, sendo Ronnie Lessa apontado como o autor dos disparos.

 Delação indica que Ronnie Lessa já havia tentado matar Marielle antes - Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio

Segundo Élcio, os dois estavam juntos na virada do ano de 2017 para 2018, quando Ronnie, alcoolizado, começou a desabafar e contou que semanas antes ele havia tentado "pegar a mulher que estavam monitorando há alguns meses". Na ocasião, Ronnie relatou a Élcio que estava acompanhado por Maxwell Corrêa, conhecido como "Suel", ex-bombeiro que foi preso nesta segunda-feira (24), e por Edmilson, identificado como "Macalé" -- este último sendo policial militar, que infelizmente foi morto a tiros em 2021. 

Ainda de acordo com o relatado por Élcio na delação, Ronnie contou que a tentativa foi frustrada, porque na hora do cometimento do crime, Maxwell disse que o carro "deu problema" e "falhou". "Contudo, Ronnie acreditava que Maxwell refugou, porque havia ficado com medo de continuar", diz a delação. 

Segundo o relato de Ronnie, nesse dia em que os três -- ele, Maxwell e Edmilson -- foram em busca da "mulher monitorada", encontraram-na em um táxi nas proximidades do bairro Estácio. Na ocasião, Maxwell assumiu o papel de motorista, Ronnie portava uma submetralhadora MP5 no banco do passageiro, e Edmilson estava no banco de trás com um fuzil AK47, "responsável por controlar o trânsito, caso houvesse necessidade", conforme foi delatado por Élcio. 

Caso Marielle: ex-PM faz delação premiada e dá detalhes do assassinato

Em um desenvolvimento significativo para o caso do atentado contra a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, o ex-PM Élcio de Queiroz fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Como parte desse acordo, ele forneceu detalhes cruciais sobre o ocorrido durante o atentado.  

Em seu depoimento, que já foi homologado pela Justiça, Élcio admitiu ter sido o motorista do veículo Cobalt prata utilizado no ataque, e afirmou que Ronnie foi de fato o responsável pelos disparos que resultaram na morte da vereadora Marielle. Além disso, Élcio também revelou que o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, originalmente designado para participar da emboscada, foi substituído por ele no momento do atentado. Suel, de acordo com Élcio, teve o papel de fazer campanas para vigiar Marielle antes do ocorrido. Todos esses detalhes emergiram em sua confissão.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES