Caso Marielle: ex-PM faz delação premiada e dá detalhes do assassinato

Em depoimento, confessou ter dirigido o carro do ataque à vereadora e afirmou que Ronnie Lessa de fato fez os disparos com uma submetralhadora

Caso Marielle: ex-PM faz delação premiada e dá detalhes do assassinato | Foto: Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um desenvolvimento significativo para o caso do atentado contra a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, o ex-PM Élcio de Queiroz fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Como parte desse acordo, ele forneceu detalhes cruciais sobre o ocorrido durante o atentado. 

Desde 2019, Élcio de Queiroz, ex-PM, e seu amigo, o ex-policial reformado Ronnie Lessa, encontram-se detidos, aguardando julgamento pelo Tribunal do Júri. A data da sessão ainda não foi marcada, enquanto ambos permanecem sob custódia pelas acusações relacionadas ao atentado contra a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. 

Em seu depoimento, que já foi homologado pela Justiça, Élcio admitiu ter sido o motorista do veículo Cobalt prata utilizado no ataque, e afirmou que Ronnie foi de fato o responsável pelos disparos que resultaram na morte da vereadora Marielle. Além disso, Élcio também revelou que o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, originalmente designado para participar da emboscada, foi substituído por ele no momento do atentado. Suel, de acordo com Élcio, teve o papel de fazer campanas para vigiar Marielle antes do ocorrido. Todos esses detalhes emergiram em sua confissão. 

Suel foi preso nesta segunda-feira na Operação Élpis, primeira fase da investigação que apura os homicídios de março de 2018. Em 2021, Suel foi condenado a quatro anos de prisão por obstrução das investigações, entretanto, cumpria a pena em regime aberto. O ex-bombeiro havia sido preso em junho de 2020. Conforme o MPRJ, Maxwell Simões Corrêa era o proprietário do veículo utilizado para esconder as armas encontradas em um apartamento pertencente a Ronnie Lessa, acusado de ser um dos autores do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.   

Durante a operação, foram executados um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, abrangendo a cidade do Rio de Janeiro (RJ) e sua região metropolitana. Através do Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a ação policial. 

"Hoje a Polícia Federal e o Ministério Público avançaram na investigação que apura os homicídios da Vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão", disse o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES