Empresa é denunciada por prática de racismo e preconceito; entenda motivos

Durante uma reunião sobre a contratação de pessoas com a “Cultura Febracis”, um slide foi apresentado com a informação de que não se deve contratar pessoas “petistas, comunistas

Durante apresentação, empresa orienta que petistas e comunistas sejam barrados em entrevista de emprego | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Febracis, uma empresa de coaching com sede em Fortaleza, foi acusada de racismo e injúria racial em abril de 2023, após uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado (MPCE). De acordo com a denúncia, durante uma reunião realizada em 27 de outubro de 2022, uma funcionária registrou um slide que continha a frase: "petistas, comunistas ou pessoas que fazem parte de religiões como candomblé e etc".

Segundo o denunciante, durante uma reunião sobre a contratação de pessoas com a "Cultura Febracis", um slide foi apresentado com a informação de que não se deve contratar pessoas "petistas, comunistas ou que fazem parte de religiões como candomblé, etc." A denúncia foi feita ao Ministério Público do Estado (MPCE) em abril de 2023. O denunciante ainda informou que uma amiga trabalha na empresa, mas que ela tinha receio de denunciar por medo de perder o emprego.

O denunciante relatou que considera a atitude da empresa um absurdo, mesmo levando em conta que se trata de uma empresa privada. Ele enfatizou o preconceito contra pessoas que praticam religiões de matrizes africanas.

Em outubro de 2022, a empresa foi denunciada por uma ex-funcionária que alegou ter sido demitida da franquia da empresa por não declarar voto em Bolsonaro. Em entrevista na ocasião, a ex-funcionária afirmou que havia se posicionado a favor de Lula nas eleições presidenciais daquele ano.

Leia Mais

A empresa foi fundada no Ceará em 1998 com o nome de Instituto Paulo Vieira, mas mudou seu nome em 2009. Atualmente, tem sede em Fortaleza e São Paulo, além de núcleos em mais de 40 cidades no Brasil, América, África e Europa, conforme descrito em seu site institucional.

A empresa é reconhecida por sua atuação no mercado de coaching integral sistêmico, que é atribuído a Paulo Vieira, seu fundador e um dos mais conceituados coaches do Brasil. Seu método tem como objetivo transformar vidas e é considerado um dos destaques da empresa no mercado.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES