Fuga em Mossoró completa um mês sem a prisão dos fugitivos

Mais de 600 homens integram as equipes de buscas, além de um helicóptero, drones e um cães farejadores

Fuga de Mossoró completa um mês sem a prisão dos fugitivos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (14), completa-se 30 dias que dois detentos conseguiram escapar da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Desde então, equipes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal iniciaram uma verdadeira força-tarefa com um único objetivo; recapturar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Mais de 600 homens integram as equipes de buscas, além de um helicóptero, drones e um cães farejadores.

Penitenciária Federal de Mossoró- (Foto: Reprodução)

Fuga inédita: essa é a primeira vez que ocorre uma fuga em unidades federais de segurança máxima desde que o programa começou em 2006. O sistema penitenciário federal possui cinco unidades espalhadas pelo país, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande, Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília. As penitenciárias de segurança máxima possuem disciplinas rigorosas.

Onde concentra-se as buscas: as buscas foram direcionadas, desde o início, para as áreas rurais de Mossoró e Baraúna, duas cidades conectadas pela estrada RN-015, onde está localizada a penitenciária, e que estão próximas à divisa com o Ceará. Durante a fuga, Mendonça e Nascimento invadiram três residências e fizeram uma família de refém.

DRACO do Piauí nas buscas: equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil (Draco/PC-PI) e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior da Polícia Militar (BEPI/PM-PI) se juntaram às equipes de busca em Mossoró (RN) no dia 16 de fevereiro, com o propósito de localizar os fugitivos da Penitenciária Federal.  Esses policiais possuem expertise e treinamento especializado em operações de busca em áreas de mata e recaptura de indivíduos foragidos. A operação conjunta reforça o compromisso interinstitucional no combate à criminalidade e na garantia da segurança pública.

Charles Pessoa detalha operação para recapturar fugitivos no RN (Foto: Reprodução Tv Meio Norte )

Vistos por agricultores: no dia 24, a polícia descobriu uma residência que possivelmente foi usada como esconderijo pelos fugitivos entre os dias 17 e 23 de fevereiro. Em 29 de fevereiro, dois homens suspeitos foram avistados por agricultores em uma plantação na área rural de Baraúna, na quinta-feira (29/02). Policiais da força-tarefa cercaram a região. A força-tarefa confirmou que os dois eram realmente os fugitivos de Mossoró. No domingo (03/3), a força-tarefa realizou outro cerco em uma área rural de Baraúna, onde os investigadores suspeitavam que os indivíduos haviam entrado em galpões agrícolas e agredido o proprietário da propriedade quando ele disse que não tinha um celular. Esta foi a última vez que foram avistados.

Suspeitos presos: até o momento seis pessoas foram presas sob suspeita de auxiliarem os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. As prisões ocorreram entre os dias (21/2) e (22/2). Duas pessoas foram detidas em flagrante, enquanto uma estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

Ministro em Mossoró: o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, visitou Mossoró para supervisionar os esforços da força-tarefa. De acordo com o ministro, existem "fortes indícios" de que os criminosos ainda estão na área de busca, entre Mossoró e a cidade vizinha de Baraúna.

Ministro anunciou novas medidas para sistema federal - (Foto: Reprodução)

Novas aparências: a Polícia Federal divulgou simulações das possíveis aparências e disfarces dos fugitivos Deibson Nascimento e Rogério Mendonça.

Simulações da PF mostram possíveis disfarces dos fugitivos  (Foto: Divulgação PF )

Recompensa: A Polícia Federal anunciou recompensa de até R$ 30 mil por informações sobre fugitivos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES