Jovem morto em academia pode ter tido mesmo problema de cantor João Carreiro

De acordo com o Manual MSD de Saúde, a maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não apresenta sintomas.

Jovem e Cantor João Carreiro teriam morrido pela mesma condição. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Familiares do adolescete de 17 anos, Luan Rocha, que faleceu  após passar mal durante uma sessão de exercícios em uma academia no Ceará, suspeitavam que ele sofria de prolapso da válvula mitral.  Esta é a mesma condição cardíaca que afetava o cantor sertanejo João Carreiro, que faleceu na quarta-feira (3) durante uma cirurgia. 

Nesta quinta-feira (04), Luan desmaiou enquanto usava uma esteira na academia. Os profissionais do local o conduziram para a UPA mais próxima, mas infelizmente ele não resistiu e faleceu. O laudo da morte indicou suspeita de infarto pulmonar, edema pulmonar, arritmia não-específica e cardiopatia dilatada, conforme informações da família à TV Verdes Mares.

Luan Rocha tinha prolapso da válvula mitral, uma condição cardíaca que prejudica o fluxo sanguíneo. Apesar de já ter sido diagnosticado com essa condição, o adolescente sempre solicitava permissão aos pais para frequentar a academia. Antes de iniciar as atividades, ele passou por exames médicos e foi autorizado para os exercícios.

Já o cantor sertanejo João Carreiro, 43 anos, faleceu na última quarta-feira (3) devido a complicações após uma cirurgia cardíaca para substituir uma válvula do coração devido a um sopro no órgão, o prolapso, mesmo problema que Luan Rocha apresentava. Reconhecido pela parceria com Capataz, Carreiro era uma das vozes mais marcantes do gênero musical.

“SOPRO CARDÍACO”- Prolapso da válvula mitral

De acordo com o Manual MSD de Saúde, a maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não apresenta sintomas, mas alguns podem vivenciar dor torácica, pulso acelerado, palpitações, enxaqueca, fadiga e tontura. A pressão arterial pode cair ao ficar em pé. Geralmente, a causa é o alongamento excessivo do tecido da válvula devido a uma fraqueza de origem genética.

O sopro pode ainda ser desenvolvido por outros distúrbios, como inflamação das articulações do coração, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos. No geral, a condição é tratada com a introdução de medicamentos que promovem o controle da pressão arterial, facilitando o bombeamento do sangue por parte do coração. 

Além disso, remédios que ajudam a controlar a frequência cardíaca e reduzem o acúmulo de fluído nos pulmões. No caso de João Carreiro, o sertanejo precisou passar por uma cirurgia para trocar a válvula mitral e não resistiu às complicações do procedimento cardíaco.

Saiba mais informações na matéria abaixo:

/bem-estar/sopro-no-coracao-conheca-a-doenca-que-vitimou-o-sertanejo-joao-carreiro-488091 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES