Mestre pela UFPI, professor é afastado suspeito de traficar órgãos humanos

Atualmente o docente de anatomia atuava na Universidade do Estado do Amazonas; a Polícia Federal investiga o caso.

Professor é suspeito de traficar órgãos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um professor de Anatomia, identificado pelas iniciais H.B.P., foi afastado nesta terça-feira, 22 de fevereiro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), após ter sido apontado pela Polícia Federal por suspeita de traficar e enviar órgãos humanos para Singapura.

O docente é mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduado em Fisioterapia pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP). O afastamento da instituição de ensino tem a duração de 30 dias.

A Polícia Federal investiga o envio de uma mão e três placentas humanas de Manaus para Singapura, na Ásia. O destinatário é um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de natureza humana.

Leia Mais

Operação foi deflagrada pela Polícia Federal nesta terça (Foto: Divulgação) 

A Operação Plastina, da Polícia Federal, cumpriu 2 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal, sendo um na residência do investigado e outro no Laboratório de Anatomia de uma Universidade do Estado, bem como 01 mandado de afastamento de função pública. A UEA informou que foi realizada busca e apreensão pela Polícia Federal de um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia.

Se condenado, o investigado poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão. O nome da operação é uma alusão ao procedimento utilizado pelo investigado para conservar os órgãos traficados.

Nota da Universidade do Estado do Amazonas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES