Mulher internada para cirurgia na clavícula tem útero retirado em hospital no Pará

O incidente ocorreu em 24 de janeiro, e dois dias depois, a família registrou uma ocorrência na delegacia de Breves, na Ilha do Marajó.

Mulher internada para cirurgia na clavícula tem útero retirado em hospital no Pará | Montagem/divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rosangela Pureza Cavalcante deu entrada no Hospital Regional Público do Marajó, no Pará, para uma cirurgia na clavícula após um acidente de moto. No entanto, ao recobrar a consciência, a paraense de 42 anos descobriu que sua equipe médica havia realizado uma histerectomiaretirando seu útero.

O incidente ocorreu em 24 de janeiro, e dois dias depois, a família registrou uma ocorrência na delegacia de Breves, na Ilha do Marajó. A Polícia Civil está investigando o caso, e testemunhas devem ser ouvidas.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) afirmou que os profissionais envolvidos foram afastados temporariamente e que estão conduzindo uma investigação junto à Organização Social de Saúde que gerencia a unidade.

Rosangela sofreu um acidente de moto em 18 de janeiro e buscou atendimento imediato na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Breves. Após um raio-x, foi diagnosticada com uma clavícula quebrada. Ela foi encaminhada para o Hospital Regional do Marajó no mesmo dia.

Durante o período de internação, um irmão e uma nora revezaram como acompanhantes. No dia da cirurgia, a nora foi impedida de acompanhar o procedimento. Após a anestesia, ao acordar, Rosangela percebeu que não havia cirurgia na clavícula, mas sim uma incisão abdominal, onde sentiu dores e notou pontos cirúrgicos.

O desespero tomou conta dela ao perceber o que aconteceu, e ao questionar a equipe médica, foi informada sobre uma troca de identificação. A médica Lígia Sant'ana Bonisson admitiu o "equívoco" e explicou que uma enfermeira identificou Rosangela erroneamente como Maria, resultando na cirurgia incorreta. A cirurgia de Maria foi cancelada, enquanto Rosangela, ainda com a clavícula fraturada, ficou devastada pela confusão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES