Mulher trata câncer inexistente durante 6 anos por erro médico

O caso teve início em junho de 2010, quando a paciente recebeu corretamente o diagnóstico de câncer de mama e passou por uma mastectomia

Erro médico | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça do Estado de São Paulo determinou que a empresa médica Amico Saúde, sediada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, indenize em R$ 200 mil uma mulher que foi submetida a tratamento de uma metástase óssea inexistente por seis anos devido a um erro médico no diagnóstico e tratamento.

O caso teve início em junho de 2010, quando a paciente recebeu corretamente o diagnóstico de câncer de mama e passou por uma mastectomia alguns meses depois, aos 54 anos. Contudo, em outubro do mesmo ano, um novo exame indicou erroneamente a presença de metástase óssea, levando-a a iniciar um tratamento com quimioterapia.

Tratamento de câncer inexistente | Foto: ReproduçãoEm 2014, ao mudar de plano de saúde, a paciente continuou o tratamento com algumas adaptações devido a efeitos colaterais. Foi somente em 2017, quando um novo corpo médico suspeitou do erro de diagnóstico, que um PetScan foi solicitado para uma avaliação mais precisa. O exame confirmou que a mulher nunca teve metástase óssea. Em 2018, o procedimento foi repetido como precaução, e o resultado foi mantido.

A descoberta foi respaldada por um laudo pericial do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Em contrapartida, um exame realizado na mesma época do diagnóstico equivocado indicava "baixa probabilidade de acometimento ósseo secundário à doença de base".

A sentença, confirmada pelo Tribunal de Justiça, aponta a anotação equivocada no prontuário médico e destaca a incerteza sobre se a negligência foi pura ou uma medida para economizar em novos exames. O documento destaca que a paciente teve seu curso de vida alterado devido a uma doença gravíssima inexistente, resultando em grande angústia psicológica, dor crônica, insônia, perda óssea, perda de dentes e limitação nos movimentos da perna.

Exame de 2010 apontou baixa probabilidade de metástase óssea | Foto: Reprodução A decisão ressalta que cada sessão de quimioterapia se tornava um verdadeiro tormento para a autora, devido aos fortes efeitos colaterais da medicação. No final de 2023, a Amico Saúde fez um acordo com a mulher, pagando os R$ 200 mil determinados pela Justiça.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES