O que falta saber sobre o helicóptero que caiu e matou 4 pessoas em SP

O helicóptero, um Robinson R44 Raven, não tinha equipamentos para fazer voos por instrumentos, e as nuvens na região impediam voo visual.

O que falta saber sobre o helicóptero que caiu e matou 4 pessoas em SP | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi localizado na manhã desta sexta-feira (12) em uma área de mata em Paraibuna (SP), o helicóptero que estava desaparecido desde 31 de dezembro. O comandante da Aviação da Polícia Militar confirmou a morte dos quatro tripulantes da aeronave, que saiu do Campo de Marte com destino a Ilhabela. Ainda não se sabe o que causou a tragédia. 

"Todos estão mortos", afirmou, em coletiva de imprensa, o coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, comandante da Aviação da PMSP.

Durante a viagem, o helicóptero fez um pouso em Paraibuna antes de desaparecer. Os passageiros foram identificados como: Luciana Rodzewics, de 45 anos, que era empresária; Letícia Ayumi Rodzwvics, de 20 anos, filha de Luciana; Raphael Torres, de 41 anos, que também era empresário e amigo de Luciana e Letícia; Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, piloto.

O que falta saber sobre o helicóptero que caiu e matou 4 pessoas em SP | FOTO: PM

PISTAS

A Polícia levantou mensagens trocadas entre Letícia Ayumi e o namorado, durante o voo, no dia 31. Na conversa, ela contava que o grupo chegou a fazer um pouso antes de retomar o voo e perderem contato. A jovem enviou duas fotos do local para o namorado. Além disso, um vídeo feito por ela serviu como pista. 

Ainda no dia do desaparecimento, o passageiro Raphael Torres enviou um áudio ao filho, às 14h25 -- cerca de 1h10 depois da decolagem. Ele afirmou que haveria uma mudança de rota por causa das condições climáticas.

As buscas tiveram início no dia 1º de janeiro e foram realizadas, em uma área de cinco mil quilômetros quadrados, por equipes da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. Ao todo, os órgãos acumularam cerca de 300 horas de voo nas buscas pelo helicóptero e pelas vítimas.

O helicóptero não tinha equipamentos para fazer voos | FOTO: Reprodução

DESTROÇOS DO HELICÓPTERO

O helicóptero, modelo Robinson R44, foi localizado às 9h15 de sexta-feira (12), em uma área de mata fechada, em Paraibuna, no interior de SP. O local fica a 11 km de onde ele chegou a pousar.  De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma nova estratégia de buscas foi definida após a polícia identificar que uma antena às margens da Rodovia dos Tamoios (SP-99) captou sinais do aparelho celular de dois ocupantes. 

A partir disso, a polícia triangulou esses sinais e decidiu que, em vez de sobrevoar uma área maior, deveria fazer voos em velocidade e altura menores, em uma área delimitada. A ideia era observar a região com mais calma e precisão.

RETIRADA DOS CORPOS

A FAB e a PM traçaram um plano de preservação do local e um plano de operação de retirada dos corpos. Peritos foram acionados para irem ao local e fazerem as análises e estudos que devem embasar as investigações da queda do helicóptero. Segundo a Polícia Militar, os corpos das vítimas e os destroços devem ser retirados do local do acidente neste sábado (13).

INVESTIGAÇÃO

Será realizado um trabalho com o apoio dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), da FAB, além do pessoal da Polícia Técnica Científica da região de Paraibuna. Após a retirada dos corpos, a Polícia Científica e os investigadores do Seripa farão o primeiro acesso ao local do acidente para colher indícios que devem ajudar na investigação aeronáutica. Já a Polícia Científica deve colher informações para investigação criminal, no inquérito que corre na delegacia da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES