PF abre inquérito para apurar racismo contra professora expulsa de voo

Companhia aérea alegou que medida foi tomada porque passageira colocou em risco a segurança do voo.

PF abre inquérito para apurar racismo contra professora expulsa de voo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal iniciou uma investigação para apurar a prática de crime de racismo contra a professora negra que foi expulsa de um voo da Gol Linhas Aéreas na última sexta-feira (28), por se recusar a despachar sua mochila contendo um notebook.

A Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia divulgou no domingo (30) que abriu um inquérito para investigar um possível crime de racismo contra a professora negra que foi expulsa de um voo da Gol Linhas Aéreas na última sexta-feira (28). A medida foi tomada após os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos acionarem a Procuradoria-Geral da República na Bahia e a PF para apurar possíveis crimes, infrações e violações relacionadas ao caso.

A PF classificou a retirada da professora Samantha Vitena como "compulsória" e disse que a investigação se manterá em sigilo, até que todo o caso seja apurado. O g1 pediu um posicionamento à companhia aérea, e aguarda retorno.

Em uma nota divulgada no sábado (29), a Gol disse que Samantha acomodou a bagagem em um local que obstruía a passagem, o que trazia risco a segurança do voo. Testemunhas e a defesa do professora negam a informação e afirmam que a mochila foi colocada no bagageiro, depois que outros passageiros ajudaram, porque a tripulação a teria ignorado.

Gol lamenta caso

A Gol Linhas Aéreas emitiu uma nota oficial sobre o caso de discriminação envolvendo Samantha Vitena, ocorrido no sábado (29/04), no qual afirmou "lamentar imensamente a experiência da cliente no voo G3 1575". A empresa também afirmou estar apurando cuidadosamente a situação e ressaltou que "não tolera nenhuma atitude discriminatória".

Samantha Vitena foi expulsa do voo da Gol porque a aeronave estava cheia e não havia espaço para sua mochila. Após os funcionários da companhia aérea pedirem que ela despachasse a bagagem e ela se recusar devido ao fato de seu computador estar na mochila, uma cliente conseguiu espaço para a bagagem.

Entenda o caso

Na noite desta sexta-feira (28), uma mulher negra foi expulsa do voo 1575 da Gol, que iria de Salvador a São Paulo, por "ameaçar a segurança do voo", gerando acusações de racismo contra a companhia. De acordo com relatos de passageiros, a mulher teve dificuldades para guardar sua mochila devido à lotação da aeronave.

A tripulação ordenou que ela despachasse a bolsa, mas a passageira recusou, alegando que carregava um notebook que poderia ser danificado no compartimento de carga. O atraso na decolagem continuou, mesmo após a passageira conseguir ajuda de outros passageiros para acomodar suas coisas.

Passou 8 horas em delegacia

Samantha Vitena Barbosa, de 31 anos, passou cerca de 8 horas na delegacia do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, após ter sido expulsa à força do voo 1575 da Gol que ia de Salvador para Guarulhos. Ela se recusou a despachar uma mochila contendo um laptop e itens frágeis e acabou sendo retirada da aeronave. Com informações do jornal O Globo.

Ao chegar na delegacia, ela foi acompanhada pelos advogados Rodrigo Santos e Rebeca Leonardo, que iniciaram a oitiva e acompanharam a lavratura de um Termo Circunstancial de Ocorrência. No entanto, segundo os advogados, não havia elementos fáticos ou probatórios que justificassem a retirada da passageira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES