PGR defende retorno de Monique Medeiros à prisão quanto ao Caso Henry

No momento, o STF está examinando o recurso de Leniel, que contesta a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de revogar a prisão preventiva de Monique,

Novo recurso pede que Monique Medeiros volte para prisão | Fernando Frazão - Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (29), a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a necessidade de que a professora Monique Medeiros, ré por tortura e homicídio contra seu filho de quatro anos, Henry Borel Medeiros, retorne à prisão. Essa manifestação ocorreu em resposta a um recurso apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo pai da criança, Leniel Borel, que atua como assistente de acusação no caso.

No momento, o STF está examinando o recurso de Leniel, que contesta a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de revogar a prisão preventiva de Monique, cujo ministro Gilmar Mendes é o relator do processo. Enquanto isso, o ex-namorado de Monique, o médico e ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho, continua preso pelos mesmos crimes.

No requerimento apresentado, a PGR destaca que existem "elementos de conduta" por parte de Monique que podem "prejudicar o andamento do processo". O documento foi assinado pelo subprocurador-geral da República Juliano Carvalho. Por sua vez, a PGR contesta um dos fundamentos da decisão do STJ, que alegou que Monique estaria sofrendo ameaças de outros detentos. O subprocurador argumenta que existem mecanismos legais e normas penitenciárias para proteger presos ameaçados, e a soltura não deveria ser a primeira alternativa.

Na terça-feira passada, os desembargadores da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiram que Monique e Jairinho serão julgados pelo júri popular. Além disso, acataram o pedido do Ministério Público para imputar a Monique o crime de tortura contra a criança e a Jairinho o crime de coação no curso do processo.

Ao revogar a prisão preventiva de Monique em agosto do ano passado, o ministro João Otávio de Noronha afirmou que não se pode decretar a prisão preventiva com base apenas na gravidade genérica do crime, no clamor público ou na comoção social, sem a descrição de circunstâncias concretas que justifiquem tal medida.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES