Polícia investiga morte de bebê após receber dipirona injetável

A bebê Ayslla Helena de apenas 5 meses, teve insuficiência respiratória e choque séptico após receber o medicamente dipirona injetável.

Bebê de cinco meses morreu após injeção de dipirona no músculo | Reprodução - Foto: Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos dias a Polícia Civil de Goiás está investigando o óbito de uma bebê de apenas 5 meses. A criança identificada como Ayslla Helena Souza Lopes, teria falecido após receber uma injeção de dipirona em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada em Trindade, município de Goiás. A família da bebê relata que a menina havia sido diagnosticada com a doença mão-pé-boca, um tipo de bactéria que causa feridas e bolhas nas regiões das mãos, pés e na boca.

Ayslla foi diagnosticada com bactéria mão-pé-boca/Reprodução: Arquivo pessoal

Após três visitas à UPA, a criança faleceu na segunda-feira (7/8). Os parentes informam que, após o diagnóstico, a médica teria prescrevido uma injeção, porém durante o atendimento, a enfermeira responsável por atender a criança não conseguiu encontrar uma veia adequada para aplicar o medicamento e então optou por injetar no músculo, a pedido da médica e da família. Apesar disso, a aplicação no músculo acabou resultando em uma ferida no local da injeção.

Leia Mais

A mãe explicou durante entrevista à TV Anhanguera, que a enfermeira consultou a médica antes de administrar a injeção de medicação, com autorização da doutora, porém o procedimento foi realizado numa região acima de onde realmente deveria ter sido feita. “A enfermeira pegou a receita e perguntou à médica se poderia aplicar a injeção de forma intramuscular; a doutora autorizou e ela deu. Só que foi muito em cima da região que era pra fazer”, explicou a mãe.

De acordo com um boletim médico, Ayslla veio a óbito por insuficiência respiratória e choque séptico algum tempo depois de receber a medicação. O documento sugere que a injeção teve participação na causa da morte. A delegada Cássia Borges, responsável pela investigação, afirmou que o corpo da bebê passará por uma perícia. A mãe da criança, Andréia Lopes, desabafou emocionada, à TV Anhanguera: “A única filha que eu tenho se foi por negligência médica. Eu quero justiça. Minha filha era só um bebê”.

Em comunicado, a Prefeitura de Trindade afirmou que está conduzindo uma investigação interna para esclarecer eventuais erros, afirmando que possa ter havido algum equívoco na assistência prestada à paciente em relação às prescrições e ao modo de administração de medicamentos”. Além disso, o órgão também relatou que a equipe envolvida no caso foi afastada de suas funções na UPA 24h até que todos os detalhes sejam devidamente apurados.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES