Policiais envolvidos na morte de homem na Santa Maria da Codipi são presos

O cabo André dos Santos e o Soldado Giderlan Pereira da Silva, foram convocados para prestar esclarecimentos sobre a ação policial e tiveram suas prisões decretadas.

rtu | rty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os policiais militares envolvidos na morte de Cândido Constâncio Filho, de 41 anos, vítima de uma bala perdida durante uma abordagem policial na noite da última terça-feira (28), na Santa Maria da Codipi, compareceram na manhã desta quinta-feira (30) na Corregedoria da Polícia Militar do Piauí. O cabo André dos Santos e o Soldado Giderlan Pereira da Silva, foram convocados para prestar esclarecimentos sobre a ação. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o Comandante Geral da PM-PI, Cel. Lindomar Castilho, explicou que a ocorrência foi de algo corriqueiro, relacionado a roubo. No entanto, acabou tendo um desfecho trágico. Os oficiais foram apresentados na 9ª Vara da Justiça Criminal, onde tiveram suas prisões decretadas pelo promotor Assuero Stevenson, que acompanha o caso. 

Policiais envolvidos na morte de funcionário de comércio são presos (Foto: Divulgação)

“Os policiais naquele momento certamente esqueceram a melhor técnica do policial militar e o desfecho já foi aquele anunciado. Os policias se apresentaram na corregedoria, depois de terem se evadido do local. Eles já estão presos e estão no presídio militar logo após terem sido ouvidos na corregedoria. Eles já estavam com a prisão decretada”, explicou Lindomar Castilho. As armas foram entregues para a perícia. 

Para a defesa dos militares, o cabo André dos Santos e o Soldado Gilderlan Pereira agiram dentro do procedimento legal da ocorrência. Porém, ainda não se sabe de qual arma o disparo foi efetuado, que acabou atingindo a cabeça da vítima. Um inquérito foi aberto para apurar o fato. 

Comandante Geral PM-PI, Cel. Lindomar Castilho (Foto: Rede Meio Norte)

“Quando o soldado Gildelan se abaixa para algemá-lo, ele (suspeito) tenta puxar a arma do Gilderlan, trava luta corporal, o derruba e dispara contra a guarnição. O cabo efetuou um disparo e ele não sabe quantos disparos o fez. Havia também um outro policial militar, que também pertence ao 13° Batalhão que chegou no momento da abordagem e comunicou este fato a eles, de que estava a procura de uma Pop 100 branca com duas pessoas que estavam praticando assalto”, relatou o advogado Marcos Vinicius Brito. 

Vídeo mostra o momento da ação policial 

Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostram o exato momento em que Cândido Constâncio Filho, de 41 anos, foi morto com um tiro na cabeça na noite da última terça-feira, 28 de setembro, na Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina. 

Nas imagens, é possível ver a vítima encostada na frente do comércio que trabalhava junto com cerca de nove pessoas, entre elas crianças, quando eles se assustam com o disparo e o funcionário é atingido, vindo a óbito no local. O criminoso passa correndo e dois policiais correm atrás.

Algumas pessoas se abaixam próximo ao esgoto e outras conseguem entrar no comércio para fugir dos disparos. Logo em seguida, os moradores percebem que Cândido foi atingido e entram em desespero, pedindo ajuda dos próprios policiais que observam a cena, depois saem do local.

Veja: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES