Policiais são flagrados agredindo e humilhando morador de rua

Na cidade de Pitanga, no Paraná, os militares foram filmados dando tapa no rosto e arrastando homem pelo chão

Registro mostra policiais agredindo morador de rua e arrastando o homem pelo chão da calçada | Banda B - Foto: Arquivo de vídeo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (18), um vídeo divulgado na internet mostrou o momento em que um morador de de rua, identificado como Derinaldo Carraro dos Santos, é agredido e em seguida arrastado inconsciente, por uma equipe de Policiais Militares. O caso ocorreu na cidade de Pitanga, no Paraná, após os agentes receberem uma ocorrência em um supermercado da região, por volta das 21h.

De acordo com imagens divulgadas pelo portal Banda B, é possível ver o homem sendo abordado por uma equipe de três policiais, um deles é uma oficial mulher. No vídeo, Derinaldo, acompanhado por outro morador de rua, parece conversar com os policiais que o levantam do chão, e, após alguns segundos, um dos agentes que tinha se afastado do homem retorna para perto do mesmo e estende a mão, dando um forte tapa no rosto do morador de rua.

Derinaldo imediatamente cai ao chão perdendo a consciência. Visualmente alterado, o mesmo policial, juntamente com seu parceiro, o arrastam pelos braços na calçada do supermercado, enquanto a oficial mulher acompanha tudo sem nenhuma intervenção e rindo da situação deplorável. Um tempo depois, a câmera vira para a entrada do estabelecimento onde os dois policiais são vistos ainda arrastando o morador de rua, que estava desmaiado, para fora do local.

Em uma entrevista cedida ao portal Banda B, Jackson Willam Bahls Rodrigues, advogado contratado pela família de Derinaldo afirma que, pelo registro, é notável o quanto a abordagem dos policiais mostra que os mesmos já estavam alterados e que a agressão deixou a vítima inconsciente e sem poder se defender de tal ato.

“Um funcionário do supermercado sentiu-se incomodado com a presença dos moradores de rua ali, e segundo soubemos a ordem é que não tenha nenhum pedinte no estacionamento. A PM chegou no local já bastante exaltada, pedindo para que os dois homens saíssem. Os dois amigos estavam embriagados, quando já estavam saindo, um PM acabou desferindo um golpe bastante violento contra face, desacordando por quase 1h30”, afirma o advogado.

De acordo com informações sobre o caso, o responsável por acionar os primeiros socorros a Derinaldo foi seu irmão, que afirmou também em entrevista, estar passando pela região quando soube do ataque sofrido pelo irmão. Derinaldo faz parte de uma família bastante influente na cidade, mas que, de acordo com o parente, o homem está nas ruas por sofrer com alguns problemas psicológicos.

Ao portal, Derinaldo Carraro também participou de uma entrevista onde deu seu depoimento sobre o momento. O morador de rua conta que não entende o motivo do ataque, pois em momento nenhum o mesmo afirma ter proferido algum xingamento ou tipo de insulto. Ele deseja que os agentes sejam afastadose expulsos da corporação.

“Eu estava escapando da chuva, não sou uma pessoa maldosa, nem mal-educada. A hora que levantei recebi a agressão. Ninguém estava fazendo nada, não reagi, não ameacei e não xinguei. A PM foi mandada por pessoas do mercado. Espero que eles percam a farda”, lamenta o homem.

Depois que o caso ganhou atenção, a Polícia Militar do Paraná divulgou um comunicado informando que irá iniciar uma investigação sobre o caso. As agressões, que foram registradas em vídeo por uma testemunha, levarão à abertura de um processo de apuração para examinar todas as circunstâncias ligadas ao ocorrido. Isso será feito seguindo rigorosamente as leis e os procedimentos protocolares que guiam as ações policiais.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES