Prisão de onde brasileiro escapou ganhará reforço na segurança de 17 milhões

Na última quarta-feira, o Conselho Prisional do Condado de Chester aprovou a reforma no presídio, com o investimento de 17 milhões

Danilo Cavalcante | Reprodução/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A penitenciária Chester Count, no estado da Pesilvânia, nos Estados Unidos, de onde o brasileiro Danilo Cavalcante conseguiu fugir em agosto deste ano, receberá uma reforma e melhorias no sistema de segurança, que devem custar US$ 3,5 milhões, que equivale a R$ 17,6 milhões.

Na última quarta-feira, o Conselho Prisional do Condado de Chester aprovou a reforma no presídio, com o  investimento citado. Os planos incluem a construção de cercas completas, com paredes e telhados, em todos os oito pátios de exercício, além da instalação de até 75 câmeras de segurança. Prevê-se que o projeto leve cerca de nove meses para ser concluído, e há também planos de contratação de novos funcionários.

Segundo as autoridades, a fuga do brasileiro foi aparentemente inspirada em um episódio anterior que ocorreu em maio deste ano. A estratégia utilizada por Cavalcante assemelha-se à do detento Igor Bolte: ambos os criminosos escalaram até o telhado de um dos edifícios partindo de um dos pátios destinados aos exercícios dos detentos. Tanto o brasileiro quanto o americano percorreram o telhado e desceram em uma área com menor segurança dentro do presídio, o que possibilitou a fuga.

Após a fuga de Bolte, foi instalado arame farpado na área que o fugitivo usou para escalar o edifício. No entanto, esse obstáculo não impediu a fuga de Cavalcante. Conforme informado pelas autoridades, estão sendo planejadas e implementadas novas medidas de segurança em resposta a esses eventos.

RELEMBRE O CASO

O brasileiro estava preso nos Estados Unidos por um crime ocorrido em 2021, quando assassinou sua ex-namorada, Déborah Brandão. Anteriormente, em 2017, ele também havia tirado a vida de Válter dos Reis na cidade de Figueirópolis, no Tocantins, mas conseguiu fugir para os Estados Unidos, onde tinha familiares.

Ele foi sentenciado à prisão perpétua pelo homicídio e cumpria sua pena em uma prisão no estado da Pensilvânia, nos EUA, de onde fugiu após escalar as paredes. Os dois filhos de Déborah testemunharam o terrível assassinato de sua mãe, que foi esfaqueada 38 vezes. Na época, as crianças tinham 7 e 3 anos de idade. Foi o filho mais velho quem chamou a polícia e relatou aos agentes que o ex-namorado de Déborah a segurou pelos cabelos antes de desferir os golpes mortais.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES