Saiba o que é downpipe, peça que rompeu em BMW onde 4 jovens morreram em SC

O dono e um funcionário da oficina em Goiás, responsáveis pelas alterações, foram indiciados na quarta-feira (31)

Saiba o que é downpipe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Peritos da Polícia Científica constataram que a BMW em que quatro jovens morreram intoxicados em Balneário Camboriú (SC) apresentava uma ruptura na peça modificada conhecida como "downpipe". Esse componente é um tubo que vai da turbina ao catalisador, projetado para aumentar a vazão do fluxo de gases de escape do veículo.

O dono e um funcionário da oficina em Goiás, responsáveis pelas alterações, foram indiciados na quarta-feira (31). De acordo com a Polícia Civil, uma falha mecânica após a customização permitiu que monóxido de carbono entrasse no carro. As vítimas morreram por asfixia após inalação do gás tóxico.

O "downpipe" geralmente é instalado no sistema de escapamento para melhorar o desempenho do motor, conferindo-lhe mais potência e aumentando o ruído, mas também resultando em maior consumo e emissão de poluentes, conforme explicou o professor de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lauro Nicolazzi.

Leia Mais

O professor Fernando Parucker, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), acrescentou que as modificações são frequentemente realizadas para conferir uma "aparência mais esportiva" ao veículo.

Segundo a Polícia Civil, perícias concluíram que as vítimas que estavam na BMW/320I M Sport ano 2022 morreram por asfixia causada pela inalação de monóxido de carbono que vazou pela ruptura do "downpipe", penetrando na cabine do veículo através do sistema de ar condicionado.

A peça, conforme a investigação, foi instalada em substituição ao catalisador do veículo de maneira "precária e divergente dos padrões de qualidade do fabricante". O serviço foi realizado seis meses antes das mortes, e a BMW passou por outras customizações em Belo Horizonte (MG) antes da modificação em Aparecida de Goiânia (GO).

A BMW foi adquirida pela família de Tiago de Lima Ribeiro, um dos jovens mortos que dirigia o veículo. Na época das customizações, ele residia em Paracatu, Minas Gerais, a cerca de 400 quilômetros da oficina em Aparecida de Goiânia.

Fernando Parucker explicou que a modificação com "downpipe" geralmente aumenta o diâmetro da tubulação, melhorando o fluxo de saída dos gases do motor e ampliando o ruído do carro. Existem duas formas principais de realizar a customização: o "downpipe decated", que envolve a retirada do catalisador, e o "downpipe cated", que implica a substituição por um catalisador de alto desempenho.

Quem eram as vítimas

Gustavo Pereira Silveira Elis, 24 anos, Karla Aparecida dos Santos, 19 anos, Nicolas Kovaleski, 16 anos, e Tiago de Lima Ribeiro, 21 anos, eram de Paracatu e Patos de Minas, Minas Gerais. Entretanto, residiam na Grande Florianópolis havia aproximadamente um mês, junto a familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES