Software israelense recuperou mensagens de Dr.Jairinho e Monique

Delegado Antenor Lopes afirmou que software foi fundamental para a prisão de Dr. Jairinho e Monique Medeiros

Mãe de Henry foi presa nesta quinta-feira (8) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado Antenor Lopes, diretor do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), afirmou que o software israelense Cellebrite Premium ,que recuperou mensagens apagadas de celulares, foi fundamental para a prisão de Dr. Jairinho e Monique Medeiros, padrasto e mãe de Henry, nesta quinta-feira (8). Para a polícia, não há dúvida de que o menino de 4 anos foi assassinado no dia 8 de março. .

“[O software] Contribuiu de maneira muito importante para a investigação”, afirmou.

O laudo da morte de Henry, levado pelo casal já sem vida a um hospital do Rio de Janeiro na madrugada de 8 de março, mostra sinais de violência. No dia, só Jairinho, Monique e a criança estavam no apartamento, localizado na Barra da Tijuca. O casal ficará preso por 30 dias por suspeita de homicídio duplamente qualificado de Henry e por tentar atrapalhar as investigações.

LEIA TAMBÉM:  Por mensagens, babá narra suposta tortura de Jairinho em Henry

"Hoje temos todos os elementos probatórios e podemos sim afirmar que temos provas que essa criança [Henry] foi assassinada e não foi vítima de um acidente doméstico. O Cellebrite foi uma prova técnica essencial, muito forte, onde o delegado [Damasceno] embasou seu pedido de prisão, que é corroborado pelo Ministério Público e acabou sendo deferido pela juíza do 2º Tribunal do Júri", disse Lopes.

"As demais provas técnicas da simulação e laudos médicos legais estão sendo finalizados e serão oportunamente juntados aos autos", completou.

LEIA TAMBÉMPai do menino Henry desabafa: "Essa infeliz matou o meu filho"

GOVERNADOR LIBEROU VERBA

O delegado acrescentou que havia um processo de licitação para a compra desse equipamento de rastreamento que estava parado havia mais de dois anos.

"O governador Cláudio Castro, sensibilizado com esse caso, liberou verba no último dia 31 e conseguimos adquirir esse equipamento de última geração, que foi fundamental para o esclarecimento desse caso. Conseguimos obter provas importantíssimas que levaram o delegado a solicitar o pedido de prisão à Justiça. O Ministério Público nos apoiou integralmente e hoje efetuamos a prisão do casal", disse o diretor do DGPC.

Dr. Jairinho e Monique Medeiros foram presos acusados da morte de Henry  Borel

JAIRINHO TENTOU LIBERAR CORPO

O delegado contou que na véspera da prisão, a polícia conseguiu um importante depoimento de um executivo da área da saúde confirmando que Jairinho tentou liberar o corpo do menino no Hospital Barra D'Or sem que ele passasse pelo Instituto Médico Legal (IML).

LEIA TAMBÉM:  Após enterrar filho, mãe de Henry foi a salão e sabia de agressão

"Ou seja, o corpo não sofreria a perícia e não teríamos como afirmar que essa criança foi assassinada. Mas isso não ocorreu. A equipe do Barra D'Or foi extremamente profissional. O próprio executivo foi profissional e cuidadoso. Ele percebeu que o pedido não tinha razoabilidade e colaborou com as investigações. É mais uma prova importante", disse Lopes.

CASO NA JUSTIÇA

Ele disse que as investigações sobre o caso continuam e que espera concluir o inquérito nos próximos dias para que o casal seja levado à Justiça e seja julgado pelo crime.

"As mensagens que foram obtidas através de uma prova técnica de fato comprovam que essa criança vinha sofrendo agressões dentro do apartamento. Agressões praticadas pelo vereador e médico Dr. Jairinho. Todas as provas técnicas serão juntadas ao inquérito policial, mas neste momento podemos afirmar sim que houve toda uma arquitetura incompreensível caso fosse um acidente, a combinação de depoimentos. Algo que não se espera de uma família enlutada. Todas as provas técnicas estão sendo finalizadas", disse Lopes.

Caso Henry: Dr. Jairinho e Monique Medeiros foram presos no Rio 

MÃE SABIA DAS AGRESSÕES

O delegado declarou ainda que pode afirmar que a mãe de Henry tinha conhecimento das agressões.

"E como ela é mãe, essa omissão dela é realmente relevante. Por isso, ela está sendo responsabilizada nesse ato por esse crime. O casal parecia bem unido até no momento da prisão, eles estavam dormindo juntos na casa da tia de Jairinho. E mesmo depois da morte do menino, a mãe apresenta a todo momento essa versão protegendo o vereador", disse Lopes, acrescentando que não há nenhuma prova que mostre que Monique estava sendo ameaçada por Jairinho, caso procurasse a polícia.

AMEAÇA À BABÁ 

O delegado disse que vai tentar esclarecer se houve alguma ameaça por parte de Jairinho à babá, que teria mentido em seu depoimento na delegacia. A polícia está finalizando apurações técnicas e juntando laudos complementares ao inquérito.

"O inquérito ainda não está 100% encerrado, ainda faltam algumas diligências, que nós esperamos que sejam concluídas nos próximos dias", disse Lopes.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES