Tarcísio diz que está 'extremamente satisfeito' com operação da polícia

O governador de São Paulo disse, nesta segunda-feira (31), que a operação realizada no Guarujá nesse final de semana deixou 8 mortos

Tarcísio diz que está 'extremamente satisfeito' com operação da polícia | Imagem: Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou sua satisfação com a atuação policial durante a Operação Escudo, em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (31). No entanto, a operação, que foi desencadeada em resposta à morte do agente das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), Patrick Bastos Reis, resultou em um trágico saldo de pelo menos 8 vítimas fatais no Guarujá.

“Não houve hostilidade, não houve excesso. Houve uma atuação profissional, que resultou em prisões. E nós vamos continuar com a operação”, afirmou Tarcísio. O governador disse ainda que foram “oito óbitos no final de semana” e que o governo não vai “deixar passar impune a agressão a um policial”. O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Aparecido da Silva, havia informado anteriormente 10 mortes desde sexta-feira (28), número que estaria confirmado com base nos boletins de ocorrência.

Nesta segunda-feira, o Ministério Público de São Paulo anunciou a abertura de um procedimento para analisar a operação policial. Dois promotores do Gaesp (Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial) foram designados para acompanhar as investigações das mortes ocorridas durante a operação policial. Em comunicado, a Defensoria Pública de São Paulo informou que foi acionada pela Ouvidoria das Polícias para acompanhar a operação policial através do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos.

SOBRE O CASO

Na quinta-feira (27), durante uma operação da Rota na Baixada Santista, o policial Patrick Bastos Reis foi morto por um tiro, disparado a uma distância de aproximadamente 50 a 70 metros. Segundo informações da inteligência policial, o disparo fatal que vitimou o soldado Reis partiu do alto de uma comunidade em Guarujá. 

A morte do policial Patrick Bastos Reis gerou uma grande mobilização policial no litoral, despertando forte comoção entre os agentes. A operação, que contou com a participação de 600 agentes das equipes especializadas das polícias Civil e Militar da região litorânea de São Paulo, foi realizada com o objetivo de capturar o suspeito responsável pelo crime. O suspeito foi finalmente detido na Zona Sul de São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES