2º turno: Argentinos vão às urnas neste domingo para eleger novo presidente

Disputam a Casa Rosada o governista Sergio Massa e o libertário e outsider Javier Milei

2º turno: Argentinos vão às urnas neste domingo para eleger novo presidente | Reprodução/CCN Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (19), os argentinos retornam às urnas para o segundo turno da eleição presidencial, escolhendo entre o candidato governista Sergio Massa (Unión por la Patria) e o candidato libertário e outsider Javier Milei (La Libertad Avanza) para liderar o país nos próximos quatro anos. A disputa é uma das mais acirradas dos últimos anos no país, com um cenário incerto que deve ser decidido voto a voto. As informações são da CNN Brasil.

Segundo as pesquisas eleitorais, Milei lidera as intenções de voto. Uma pesquisa da Atlasintel, na última sexta-feira (10), indicou que ele tinha 52,1%, enquanto Massa registrava 47,9%, com margem de erro de um ponto percentual. Esse cenário representa uma possível virada, uma vez que Massa liderou o primeiro turno em 22 de outubro, com 36,69% dos votos, enquanto Milei ficou em segundo lugar, com 29,99%.

Nas primárias argentinas de 13 de agosto, que sinalizam quais candidatos podem disputar o primeiro turno, Milei foi o mais votado do país, com quase o mesmo percentual de votos conquistados em 22 de outubro. Uma possível explicação para a virada está no apoio de Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), terceira colocada no primeiro turno com 23,84% dos votos. Após criticar Massa e o governo argentino ao ser derrotada, Bullrich declarou apoio a Milei, vendo nele a mudança necessária para derrotar o kirchnerismo.

Diplomatas brasileiros acreditam que a eleição argentina permanece em aberto, e, segundo o analista de política da CNN Caio Junqueira, Massa mantém o favoritismo do primeiro turno. Vale destacar que, na história do país, apenas o ex-presidente Maurício Macri conseguiu, em 2015, sair de segundo colocado no primeiro turno e vencer no segundo turno.

O primeiro turno teve a participação de 76,53% da população, e, ao contrário do Brasil, para ser eleito no primeiro turno, um candidato argentino não precisa conquistar mais de 50% dos votos válidos, mas mais de 45% ou mais de 40% com diferença superior a 10% do segundo colocado. Se nenhum desses cenários ocorrer, o segundo turno será realizado, e as autoridades eleitas tomarão posse de seus mandatos em 10 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES