3 em cada 10 Prefeituras do Piauí fecharão o ano 'no vermelho', indica CMN

O estudo, que abrangeu 139 prefeituras, revelou que 33,1% delas admitem dificuldades em fechar as contas em dia até o final de 2023.

Municípios estão em alerta com contas no vermelho | Pedro Braggio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) trouxe à tona uma preocupante realidade financeira para mais de 30% dos municípios no estado do Piauí. O estudo, que abrangeu 139 prefeituras, revelou que 33,1% delas admitem dificuldades em fechar as contas em dia até o final de 2023, um índice superior à média nacional, que é de 27,2%.

Dentre os municípios piauienses analisados, 50,4% afirmaram que conseguirão encerrar o ano com as contas em dia. No entanto, 10,8% não souberam informar sobre sua situação financeira, enquanto 5,8% optaram por não responder ao questionamento da CNM.

Leia Mais

A análise mais aprofundada dos dados revela que os municípios que se mostraram mais otimistas quanto ao fechamento das contas estão concentrados em Rio Grande do Sul (78,8%), Santa Catarina (78,1%), Mato Grosso do Sul (73,9%) e Mato Grosso (73,2%). Por outro lado, os que enfrentam maiores desafios são encontrados em Bahia (35,1%), Maranhão (31,1%), Pernambuco (31,4%) e Acre (35,7%).

A pesquisa da CNM tem como escopo avaliar a situação fiscal dos municípios, especialmente no que diz respeito ao pagamento do 13º salário, diante do atual cenário de crise enfrentado pelos gestores locais. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021, os municípios brasileiros contam com mais de 6,2 milhões de servidores municipais. O impacto financeiro apenas do pagamento desse benefício salarial ao funcionalismo nos municípios é expressivo, totalizando R$ 25,667 bilhões. Este montante, que deverá ser injetado na economia no final do ano, é crucial para o aquecimento das atividades econômicas locais.

Diante desse panorama, os gestores municipais no Piauí e em todo o país enfrentam o desafio de equilibrar as contas públicas, garantindo o cumprimento de obrigações salariais essenciais e o funcionamento adequado dos serviços públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES