8/1: Funcionário desmente Exército e revela detalhes da invasão no Planalto

O servidor contrariou as conclusões de um inquérito militar que exonerou as tropas de qualquer responsabilidade nos ataques antidemocráticos

Negligência militar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo capítulo no conturbado cenário político surgiu com o depoimento de um servidor da Polícia Federal (PF), que estava lotado no Palácio do Planalto durante a invasão ocorrida em 8 de janeiro. Contrariando as conclusões de um inquérito militar que exonerou as tropas de qualquer responsabilidade nos atos golpistas, o funcionário revelou uma série de momentos em que soldados do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), pertencente ao Exército, interagiram amistosamente com os invasores e se mostraram passivos frente aos acontecimentos.

O depoimento crucial foi prestado à PF em 11 de janeiro, apenas três dias após o ataque golpista ao Planalto, e teve como palco a extinta Secretaria Extraordinária de Segurança Presidencial, cujas funções foram posteriormente transferidas ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). No último domingo (30/7), a imprensa revelou que o servidor foi encaminhado de volta à PF após todo o episódio.

Leia Mais

Nesta segunda-feira (31/7), um inquérito policial militar, instaurado pelo próprio Exército para apurar a conduta dos militares responsáveis pela segurança do Planalto durante a invasão, apontou "indícios de responsabilidade" atribuídos ao GSI.

Segundo o depoente, os militares do BGP portavam equipamentos antidistúrbio civil, mas abstiveram-se de qualquer ação repressiva contra os invasores. Ele descreveu que alguns manifestantes estavam tranquilamente sentados em cadeiras dentro do Palácio, enquanto outros entravam e saíam do edifício livremente, enquanto os militares do BGP observavam passivamente toda a cena. Além disso, vídeos da invasão do Planalto corroboram seu testemunho, mostrando que os militares presentes não tomaram medidas efetivas para conter a ação dos invasores.

O servidor indignado revelou que chegou a gritar com os militares do Exército, pedindo-lhes que tomassem uma atitude contra os extremistas, mas suas palavras foram ignoradas. Isso levanta sérias questões sobre o comando e o preparo dos militares no local durante os eventos do fatídico dia.

O relato impactante e os vídeos que o confirmam levantam preocupações sobre a segurança do Palácio do Planalto naquela ocasião. As circunstâncias suscitam questionamentos sobre a atuação da tropa do BGP e a condução da situação, além de colocar em xeque o papel do GSI naquele contexto. A investigação em curso pode trazer à tona informações cruciais para esclarecer os acontecimentos que abalaram o país. Resta aguardar os desdobramentos e as respostas que a Justiça e a sociedade anseiam por conhecer.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES